Retomada das aulas práticas e laboratoriais
Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção

Com a deliberação recente da Prefeitura Municipal de Niterói sobre o retorno presencial das atividades educacionais no Município, reafirmamos o nosso compromisso com a transparência e a qualidade de ensino e informamos à comunidade acadêmica que, conforme previsto em nosso planejamento para o Regime Letivo Especial 2021, iniciaremos as atividades presenciais dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção no primeiro semestre de 2021, com início programado para o dia 28 de maio.

Reforçamos que o nosso centro universitário está preparado para recebê-los com todas as medidas sanitárias e de segurança previstas na legislação vigente.

cronograma de atividades

Informamos que, uma vez nas dependências do Unilasalle-RJ, os alunos devem seguir, rigorosamente, as normas de higienização das mãos, distanciamento, uso obrigatório de máscaras e devem se comprometer com as orientações de nossa cartilha para o retorno presencial. A instituição criou um comitê responsável pela elaboração de dois documentos: o protocolo de retorno e uma cartilha de orientações para a comunidade acadêmica, ambos baseados em recomendações Federais, Estaduais e Municipais, para além das normas internacionais de ventilação.

1. ACESSE A CARTILHA AQUI

Além dos cuidados mencionados na cartilha, vale ressaltar que é obrigatório o uso de luvas descartáveis nos laboratórios e óculos de proteção para atividades específicas (no momento do uso dos equipamentos de topografia, por exemplo). Todos os espaços da instituição estão sinalizados para demarcar o distanciamento necessário entre os estudantes, assim como foram distribuídas pelos espaços comuns orientações de proteção e cuidados individuais.

O planejamento de aulas remotas continua sendo operado normalmente, de acordo com o calendário acadêmico e o planejamento das coordenações de curso.

Já vivemos esta experiência em 2020

A aluna Aline Seabra, atualmente no 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, retornou ao Unilasalle-RJ nos últimos meses de 2020 para realizar as atividades laboratoriais previstas em seu currículo. Confira como foi esta experiência para ela:

"No ano passado, com a notícia do retorno das aulas presenciais, ficamos inicialmente um pouco apreensivos. Mas aceitamos o desafio, pois entendemos que, até aquele momento, a instituição tinha feito o possível para postergar a nossa volta até que ela pudesse ocorrer com toda a segurança. Consciente desta "nova realidade", me comprometi junto da faculdade a manter todos os protocolos de segurança. Com isso, me senti confortável e segura. Finalizei os dois períodos cursados de forma remota tirando minhas dúvidas de tudo o que tinha sido apresentado pelos professores. As aulas presenciais foram essenciais para complementar esse conteúdo, pois fechamos o nosso raciocínio, colocamos em prática nos laboratórios todo o conhecimento teórico, desde a produção de maquetes até o desenho de observação ao ar livre. Acredito que o nosso retorno em 2021 será igualmente bem-sucedido, se tomarmos esta missão como nossa também".