Frequência Online
Tipo de Curso Especialização
Duração 360 horas (12 meses)


Neste momento da sua vida você com certeza já sabe que não existem atalhos para o sucesso profissional e que para alcançar a ascensão na carreira é necessário qualificação. A questão agora é:



Numa sociedade plural e diversa, os processos de orientação educacional se apresentam de forma altamente complexa, exigindo do orientador educacional habilidade para lidar com os múltiplos sujeitos que constituem o espaço escolar, em especial, com os alunos.

Neste contexto, o curso de Especialização em Orientação Educacional: práticas e conexões com a realidade, visa mobilizar a reflexão sobre a práxis da Orientação Educacional, provendo um conjunto de competências que possam alicerçar a ação do orientador na Educação Básica. Além disso, desenvolver uma visão analítica sobre as relações e desafios da equipe orientadora na Educação Básica contemporânea; estimular o desenvolvimento de competências que colaborem para a orientação criativa, inovadora e colaborativa na Educação Básica; ampliar os conhecimentos sobre empreendedorismo no ambiente escolar e estratégias de educação inclusiva.










Graduados em Pedagogia e nas demais licenciaturas, que desejem seguir a carreira de orientador pedagógico na escola.




1.Conteúdo


O conteúdo é multimídia, com e-books, vídeos, artigos científicos recentes e telas interativas, que permitem navegação.

2.MEETINGS


Com o objetivo de oportunizar a discussão do conteúdo e o esclarecimento de dúvidas ao vivo, todas as disciplinas oferecem 3 encontros síncronos de 1 hora com o professor, que acontecem entre segunda e sexta-feira, sempre à noite.

3.DISCIPLINAS

O curso de Orientação educacional: práticas e conexões com a atualidade conta com 10 disciplinas de 36h, o que equivale a 4 semanas.


Estude em uma universidade reconhecida pela excelência acadêmica. Período das aulas de 10/05/22 a 01/05/23.


Unidades EAD e Valores

Destaques

Matriz Curricular

Coordenador

Luciana Backes

Doutorado

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de l'Education pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na l'Université Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular da Universidade La Salle - Canoas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, educação on-line, educação híbrida, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, hibridismo dos espaços, hibridismo tecnológico digital, hibridismo das linguagens, hibridismo das modalidades, cultura emergente, gamificação e literaturalização das ciências. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1. 

Horários de atendimento: Favor agendar horário via email ou telefone.

Professores

Inscreva-se

Última edição: 04/04/2022 13:53:37

Entre em Contato

Faça sua inscrição
logo-lasalle-shield