Frequência Online
Tipo de Curso Especialização
Duração 360 horas (12 meses)


Neste momento da sua vida você com certeza já sabe que não existem atalhos para o sucesso profissional e que para alcançar a ascensão na carreira é necessário qualificação. A questão agora é:



Numa sociedade plural e diversa, os processos de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos têm potencial e abrangência interdisciplinar e devem considerar a constituição dos múltiplos sujeitos. Neste sentido, o curso de Especialização em Alfabetização e Letramento: práticas para Crianças, Jovens e Adultos trata do entendimento da alfabetização sob o prisma da inclusão, da leitura de mundo, com suas múltiplas linguagens e com foco na aprendizagem para a autonomia. Para isso, os componentes curriculares envolvem diversas áreas do conhecimento, como a filosofia, a antropologia, a linguística, a psicologia, a pedagogia e, inclusive, a tecnologia.

O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na mobilização de competências entorno da reflexão sobre a práxis na alfabetização e letramento de diversos públicos cujo aprofundamento visa o desenvolvimento de um conjunto de saberes que possam alicerçar a ação docente. Além disso, também objetiva: desenvolver visão analítica sobre a práxis da alfabetização; estimular o desenvolvimento de competências que colaborem para uma prática pedagógica criativa, inovadora e significativa no processo de alfabetização e letramentos de diferentes públicos; problematizar a práxis do professor alfabetizador na atualidade.







Profissionais egressos de cursos da área de Educação e Cultura (licenciaturas); - profissionais ligados aos processos de ensino e aprendizagem: pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.




1.Conteúdo

O conteúdo é multimídia, com e-books, vídeos, artigos científicos recentes e telas interativas, que permitem navegação. Em cada disciplina, você encontrará materiais de estudo em diferentes formatos, tais como:

- e-book: livro-texto online da disciplina, elaborado por professores da Universidade La Salle; - telas interativas: ferramentas multimídia que permitem a navegação e estudo; - artigos científicos recentes; - vídeos selecionados. 2.Meetings

Em cada disciplina acontecem 3 meets de 1 hora cada. Esses momentos podem ocorrer de segunda a sexta-feira, sempre à noite, e oportunizam o contato com o professor e com os colegas, permitindo a discussão do conteúdo, a troca de ideias e o networking.

3.Disciplinas

O curso de Alfabetização e Letramento Práticas para Crianças, Jovens e Adultos conta com 10 disciplinas de 36h, e tem duração total de 12 meses. Em termos de avaliação, cada disciplina conta com três momentos:

- uma atividade objetiva (quiz); - uma atividade de produção; - um estudo de caso / resolução de problema.


Estude em uma universidade reconhecida pela excelência acadêmica. Período das aulas: 10/05/22 a maio de 2023.

Unidades EAD e Valores

Destaques

Matriz Curricular

Coordenador

Luciana Backes

Doutorado

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de l'Education pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na l'Université Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular da Universidade La Salle - Canoas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, educação on-line, educação híbrida, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, hibridismo dos espaços, hibridismo tecnológico digital, hibridismo das linguagens, hibridismo das modalidades, cultura emergente, gamificação e literaturalização das ciências. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1. 

Horários de atendimento: Agende o atendimento com o coordenador!

Professores

Inscreva-se

Última edição: 20/04/2022 14:35:08

Entre em Contato

Faça sua inscrição
logo-lasalle-shield