
Neste momento da sua vida você com certeza já sabe que não existem atalhos para o sucesso profissional e que para alcançar a ascensão na carreira é necessário qualificação. A questão agora é:

A garantia de a sobrevivência dos negócios está relacionada à sua capacidade se destacar no mercado onde atua, a partir de características que lhe provém condições de competição, ou seja, depende da capacidade de identificação e construção de diferenciais competitivos e de efetivo processo de tomada de decisão. Esse processo está baseado na prática de Inteligência de Mercado (IM), que trata da coleta, tratamento, análise e interpretação de dados com fins de compreensão das dinâmicas mercadológicas, tendo como objetivo a formação de uma base assertiva de informações para a tomada de decisão e, dessa forma, o fortalecimento de diferenciais competitivos.
O curso de MBA em Inteligência de Mercado se justifica pela relevância que a IM possui no contexto mercadológico, pois provê condições para uma atuação mais assertiva, com decisões baseadas em dados e no contexto onde a empresa está inserida, o que fomenta a necessidade de qualificação aos profissionais que atuam neste campo.





Profissionais com formação superior e oriundos de áreas como Administração, Marketing, Ciências Contábeis, Economia, Comunicação, Tecnologia da Informação, Estatística, Engenharias e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos e habilidades na área de inteligência de mercado, preparando-se para melhor enfrentar os desafios do mercado global.



1.Conteúdo
Em cada disciplina, você encontrará materiais de estudo em diferentes formatos, tais como: - e-book: livro-texto online da disciplina, elaborado por professores da Universidade La Salle; - telas interativas: ferramentas multimídia que permitem a navegação e estudo; - artigos científicos recentes; - vídeos selecionados. 2.Meetings
O conteúdo é multimídia, com e-books, vídeos, artigos científicos recentes e telas interativas, que permitem navegação. Em cada disciplina acontecem 3 meets de 1 hora cada. Esses momentos podem ocorrer de segunda a sexta-feira, sempre à noite, e oportunizam o contato com o professor e com os colegas, permitindo a discussão do conteúdo, a troca de ideias e o networking.
O curso de MBA em Inteligência do Mercado conta com 10 disciplinas de 36h, e tem duração total de 12 meses. Em termos de avaliação, cada disciplina conta com três momentos:
- uma atividade objetiva (quiz); - uma atividade de produção; - um estudo de caso / resolução de problema.
Unidades EAD e Valores
Destaques
Matriz Curricular
Coordenador
Pedro Faccio de Conto
Doutorando em Administração / Marketing pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Relações Internacionais pela University of Westminster (Reino Unido) e Bacharel em Administração: Hab. Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é professor da área de Gestão e Negócios da Universidade La Salle, coordenador de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu junto à La Salle Business School e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Social, Inovação e Desenvolvimento (TESSIDO - Universidade La Salle). Sua experiência de mercado contempla atividades inerentes às áreas de planejamento estratégico, gestão mercadológica, comércio internacional, logística internacional, pesquisa de mercado e marketing digital.
E-mail do coordenador:pedro.conto@unilasalle.edu.br
E-mail da coordenação:coord.academica.pos@unilasalle.edu.br Fone:(51) 3476 8792Professores
Conheça a relação de professores deste curso.
Inscreva-se
Pós-Graduação Presencial
Inscreva-se nos cursos de MBA's e Especializações Presenciais
Entre em Contato

Fale Conosco:

Relação de professores
-
Bernardo Soares Fernandes
Formação: Mestrado
Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. Mestre em Administração pela UFRGS (2019). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Pampa (2014). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Inovação (GPEI) da UFRGS desde 2017. Bolsista de Doutorado da Capes. Gerente por 4 anos de Programa de Aceleração de negócios na pré-incubação da UFRGS, o AcelerEA, que também é um programa de extensão da UFRGS. No AcelerEA apoiou o desenvolvimento do programa, ministrou treinamentos para empreendedores e mentorou startups. Durante este período passaram mais de 45 startups pelo AcelerEA. Participa de Projeto Internacional de Pesquisa (Brasil-França) sobre os principais recursos das startups e sobre como gerenciá-los. Possui 10 anos de experiência em Gestão de Projetos. Possui experiência em posições de liderança, e participou de programa de Trainee de empresa de Grande Porte, no Paraná em 2014. Trabalha com metodologias: Stage-gate, Customer Development, Lean Startup, Effectuation, Scrum, BSC e OKR. Principais interesses de Pesquisa: Competitividade, Inovação, Estratégia, Ecossistemas de Inovação, Startups.
-
Luís André Ribas Werlang
Formação: Especialista
Graduado em Desenho Industrial / Programação Visual pela UFSM, mestre em Gestão Tecnológica - pela Universidade Feevale e MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela UCS / COMUNG. Atuou como docente em cursos de Design (Univates, ESPM e Feevale) e no curso de Publicidade e Propaganda da UCS. Também atuou como professor visitante em cursos lato sensu na Uniritter, Univates e Unilasalle. Na universidade Feevale, atuou de 2003 a 2018 como docente do curso de Design, sendo o coordenador deste curso de 2007 a 2009. Presidiu de 2008 a 2015 o Comitê Permanente de Propriedade Intelectual e de 2009 a 2018 foi diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas. Tem conhecimento em propriedade intelectual e a relação com a indústria criativa, experiência em projetos de identidade visual, embalagens e sistemas de sinalização e também na gestão administrativa e acadêmica em instituições de ensino superior. É fundador da startup InovaPictor.
-
Maura Ferreira
Formação: Doutorado
Doutora em Administração com bolsa CAPES (Escola de Negócios - PUCRS). Durante o doutorado, foi estudante especial pelo programa de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV EBAPE) e visiting scholar/researcher pela Vanderbilt University (EUA) com bolsa CAPES PrInt (2019-2020). Mestre (2016) e bacharel (2013) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro de grupos de pesquisa em Comportamento do Consumidor e Marketing associados a UFRGS e PUCRS. Professora convidada em cursos de MBA pela Feevale e Universidade La Salle. Interesses de pesquisa: comportamento do consumidor; desigualdade e seus efeitos comportamentais; cognição e comportamento em situações de escassez; comportamento prosocial do consumidor.