Qual o valor da Ciência? Essa é uma daquelas perguntas em que a resposta não é uma ciência exata. Em tempos de pandemia, a ciência e os cientistas nunca estiveram em tanta evidência quanto agora. E para tentar encontrar respostas para essa e outras questões, ocorrerá no dia 08 de abril (quinta-feira), a partir das 10h (horário de Brasília), o evento “O Valor da Ciência – Diálogo Nobel no Brasil”, encontro on-line e gratuito que será realizado no canal do Youtube do Nobel Prize.

Promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Nobel Prize Outreach (braço de comunicação da Fundação Nobel), e apoiado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC), o evento tem como objetivo promover uma discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico; principalmente em tempos de crise, como o que atualmente enfrentamos.

A atividade será dividida em duas partes principais. A primeira parte contará com um diálogo entre May-Britt Moser, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012, moderado por Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach. Na segunda metade da discussão, os laureados serão acompanhados por Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências, e Helena Nader, copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências.

A discussão entre os cientistas acima focará em como a ciência e os cientistas podem contribuir para a sociedade e como, por sua vez, a sociedade pode contribuir para a ciência.

Participação Lassalista

Na sequência do evento, haverá duas mesas-redondas, cada uma com um dos ganhadores do Prêmio Nobel, nas quais estudantes universitários de todo o Brasil, previamente selecionados, terão a oportunidade de se juntar aos laureados em uma sessão de perguntas e respostas.

O aluno do PPG em Educação da Universidade La Salle de Canoas/RS, Antonio Filipe Maciel Szezecinski, foi um dos estudantes selecionados para participar de uma das mesas-redondas.

Essa atividade é um evento prévio do Diálogo Nobel Brasil 2022, que reunirá vencedores do Prêmio Nobel e outras lideranças intelectuais para discutir ‘O Futuro Que Queremos’.

Evento: "O valor da ciência - diálogo Nobel Brasil"

Data: 8 de abril de 2021 (quinta-feira)

Horário: 10h às 13h30 (horário de Brasília)

Para assistir o evento, clique aqui.

*Com informações da Academia Brasileira de Ciências (ABC)