O profissional de Secretariado formado na Universidade La Salle é o profissional que atuará em escritórios, assessorando executivos e organizando documentos de uma empresa. Também é responsável pelo primeiro atendimento dos clientes, organiza agendas de compromissos e auxilia em encontros entre pessoas que não falam o mesmo idioma.
A Universidade La Salle convida a percorrer uma trajetória inovadora de formação profissional para fazer, aprender e se surpreender de forma transformadora durante a graduação.
A Universidade La Salle oferece opções de bolsas de estudos e facilidades para os alunos de graduação. Confira as formas de ingresso, os valores e condições especiais.


Destaques
Matriz Curricular
Coordenador
Carlos Eduardo dos Santos Sabrito
Bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS (1995), Mestre em Estratégia Empresarial pela PUCRS (2002) e Doutorando em Informática na Educação (UFRGS, 2013), atuante nas áreas de: Gestão de Pessoas, com foco em elaboração de estratégias e políticas para educação corporativa; e, Empreendedorismo, com foco em mentoria e elaboração de planos de negócios. Professor e orientador de trabalhos de conclusão nas áreas de Administração, Gestão de Pessoas, Estratégia e Empreendedorismo para cursos de Gestão nos níveis Tecnológico, Bacharelado e Pós-Graduação Lato-Sensu.
E-mail do coordenador:carlos.sabrito@unilasalle.edu.br
E-mail da coordenação:secretariadoead@unilasalle.edu.br Fone:(51) 3476-8786 / 3476-8509Terça-feira: das 14h às 18h
Terça-feira: das 14h às 17h30 (Profª Cristiane Duarte)
Quinta-feira: das 14h às 18h
Quinta-feira: das 15h30 às 20h (Profª Cristiane Duarte)
Sexta-feira: das 14h às 18h
Sexta-feira: das 14h às 17h (Profª Cristiane Duarte)
Professores
Conheça a relação de professores deste curso.

Fale Conosco:

Relação de professores
-
Carlos Eduardo dos Santos Sabrito
Formação: Mestrado
Bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS (1995), Mestre em Estratégia Empresarial pela PUCRS (2002) e Doutorando em Informática na Educação (UFRGS, 2013), atuante nas áreas de: Gestão de Pessoas, com foco em elaboração de estratégias e políticas para educação corporativa; e, Empreendedorismo, com foco em mentoria e elaboração de planos de negócios. Professor e orientador de trabalhos de conclusão nas áreas de Administração, Gestão de Pessoas, Estratégia e Empreendedorismo para cursos de Gestão nos níveis Tecnológico, Bacharelado e Pós-Graduação Lato-Sensu.
-
Cristiane Duarte Arruda
Formação: Mestre
Mestre em Administração - Pesquisadora na Linha de: Sustentabilidade em Organizações. Especialista em Marketing. Especialista em Docência Universitária na Contemporaneidade. Graduação em Administração de Empresas. Coordenadora Adjunta dos Cursos de Administração, Processos Gerenciais, Logística e Gestão de Recursos Humanos da Universidade La Salle. Professora nos Cursos de Gestão na Universidade La Salle Canoas RS. Docente em cursos de Pós-Graduação/MBA. Avaliadora/Revisora da Revista DESENVOLVE: REvista de Gestão do UNILASALLE. Avaliadora/revisora ad hoc da RACE – Revista de Administração, Contabilidade (Qualis B2) em Administração, Contabilidade e Turismo.
-
David Stival
Formação: Mestrado
Doutor em Educação-PPG Educação Unilasalle/Canoas-RS. Mestre em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-1987). Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela FAFINC (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição). Curso de Teologia Bacharelado pela PUC/RS não validado (1982). Professor da Universidade La Salle em Canoas/RS desde 1996. Professor FESAU ( Fundação de Ensino do Alto Uruguai), 1986. Professor da FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa do Alto Uruguai), 1990-1995. Professor do Colégio Marista Ivone Vetorello de Porto Alegre 2009. Tem experiência nas áreas de Educação, Filosofia, Antropologia, Sociologia, Teologia e grande conhecimento na área da Ciência Política. Tenho ministrado aulas de Filosofia da Educação; Gestão da Educação e Políticas publicas; Bioética; Ética e Direitos Humanos; Temas Globais Contemporâneos, Antropologia Cultural e Filosófica; Metodologia Científica, Ética e Filosofia Empresarial; Sociologia da Religião; Cultura Religiosa e História da Igreja. Professor em EAD (ensino à distância) pela plataforma Moodle e Classoroom.
-
Eduardo Pereira Machado
Formação: Mestrado
Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2009), Especialista em Ensino de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e Licenciado em Letras pela mesma Universidade (2003). Além disso, cursou a parte curricular do Doutorado em Estudos Clássicos na Universidade de Coimbra, o que lhe conferiu, pela universidade portuguesa, o Diploma de Especialização Avançada em Estudos Clássicos. Professor do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) e do Colégio Leonardo da Vinci - Beta. Tem experiência na área de Letras (do Ensino Fundamental à Pós-graduação), atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, língua portuguesa, produção de textos, literatura, ensino e tragédia grega.
-
Fábio Chang De Almeida
Formação: Doutorado
Professor na Universidade La Salle (UNILASALLE). Pós-doutorando em História (UFJF). Doutor em História (UFRGS). Junior Visiting Fellow no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Mestre em História (UFRGS). Especialista em História da Alimentação e Patrimônio Cultural (UNISC). Especialista em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação (UFRGS). Bacharel em Nutrição (UFRGS). Licenciado em Geografia (UFRGS) e História (ULBRA). Foi professor/orientador no Curso de Especialização em Educação para a Diversidade (FACED/UFRGS); membro do Grupo de Pesquisa 'Direitas, História e Memória' (UEM/CNPq) e secretário do GT de História Política da ANPUH-RS. Atualmente é pesquisador do Laboratório de História Política e Social (LAHPS/UFJF); membro do Grupo de Pesquisa 'História das Direitas e do Autoritarismo' (UFF/CNPq); investigador associado da Rede Internacional de Investigação 'Direitas, História e Memória'; membro do Diretório de Investigadores 'L@s Derecha-log@s' (Universidad Nacional de General Sarmiento) e professor de História na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (SMED-POA). Interesses de pesquisa: História da Alimentação; História da Saúde; História Contemporânea; Nacionalismos; Direita Radical; Teoria e Metodologia da História; Educação. -
Fábio Luis da Silva Maia
Formação: Mestrado
Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Especialização Lato Sensu em Administração da Produção com ênfase na Qualidade Total pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005). Atualmente é Professor de Graduação do Departamento de Administração e Engenharia de Produção da Universidade La Salle em formato presencial e online. Professor conteudista EaD, com larga experiência como professor formador e produtor de conteúdos. Tem experiência na área de Administração e Engenharia de Produção atuando principalmente nos seguintes temas:: Teorias Organizacionais, Organização e Processos Organizacionais, Logística Empresarial, Supplay Chain Managment, Gestão de Operações, Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional, Gestão da Produção e Materiais, Gestão de Projetos e Gestão da Inovação Tecnológica.
-
Hilaine Gregis
Formação: Doutorado
É graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Literatura e Latim, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Desde 2002, trabalha como professora da Universidade La Salle (Unilasalle), tendo também atuado em escolas de ensino fundamental e médio, cursos pré-vestibulares e cursos de formação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Tem experiência como docente de graduação e pós-graduação, nas áreas de Língua Portuguesa (cursos diversos), Letras e Pedagogia, com ênfase nos seguintes campos: Linguística, Latim, Produção Textual, Fonologia e Morfologia do Português e Aquisição da Linguagem. Coordenou o Projeto PIBID/Letras no Unilasalle de 2013 a 2018 e atualmente coordena o Projeto Residência Pedagógica (Capes).
-
Judite Sanson de Bem
Formação: Doutorado
Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História Ibéro- Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Pós-doutorado em Geografia da UFRGS no Projeto: Direito à cidade, financeirização e transformações no regime urbano na metrópole de Porto Alegre/RS. Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE e do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais na Universidade LaSalle. Possui experiência em Economia, com ênfase no Crescimento, Economia da Cultura, Economia do Trabalho, Planejamento Regional, Economia Ambiental, Economia Regional e Urbana. Responsável pelo estudo e desenvolvimento da análise econômica da COREDE Sinos-RS. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Economia da Cultura, Indústrias Criativas, Desenvolvimento Regional e Urbano, Economia do Trabalho, Economia do Meio Ambiente.Participa, como pesquisadora, do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles (INCT/CNPq).
-
Maria Alejandra Saraiva Pasca
Formação: Doutora
Doutora em Linguística Aplicada pela UFRGS (2019). Mestre em Aquisição da Linguagem pela UFRGS (2003), Especialista em Língua Inglesa pelo UNILASALLE (2000) e Bacharel em Letras Português-Inglês pela UFRGS (1995). Professora de Língua Inglesa e de Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Universidade La Salle. Coordenadora do Projeto PIBID Letras Português e Inglês na Universidade La Salle (2018-2020). Coordenadora do Projeto PIBID Letras Inglês no UNILASALLE (2014-2018). Coordenadora do Curso de Letras do Unilasalle (2012-2014). Professora Substituta de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da UFRGS (2004-2005). Tradutora Pública e Intérprete Comercial de Inglês concursada pela JUCERGS (2010). Professora de línguas estrangeiras no Colégio UNIFICADO Canoas (2010-2014). Sócia e professora de inglês e espanhol do curso livre de idiomas Mais Língua Concept em Canoas-RS (2014-2018). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de inglês como segunda língua, uso das quatro habilidades linguísticas no ensino das línguas estrangeiras, inteligências múltiplas, aprendizagem de L3.
-
Mário Jaime de Lima
Formação: Doutorado
É Doutor em Economia e Presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do Rio Grande do Sul. Como economista, professor e escritor atua nas áreas de políticas públicas, finanças públicas, gestão pública, planejamento e desenvolvimento regional, urbano e metropolitano. Possui experiência em diversos órgãos e conselhos da administração pública brasileira. Atualmente, também atua como assessor na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre/RS, e é presidente da Delegação de Controle do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre/RS (DMAE). -
Paulo Roberto Ribeiro Vargas
Formação: Doutorado
É doutor em Educação (2012) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2006) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), graduado (2003) em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e possui curso de Magistério no Colégio Luterano Concórdia(1996). Possui experiência em todos os níveis de Ensino (da Educação Básica até o Ensino Superior). Atualmente é coordenador e professor do Departamento de Matemática, dos Cursos Tecnólogos em Gestão Financeira, Comercial e Marketing na Universidade La Salle. Atua também como professor do Ensino Médio no Colégio LaSalle (Canoas). É Membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS), que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Os projetos de pesquisas que estou envolvido estão ligados a linha de pesquisa "Formação de professores, Currículo e Práticas pedagógicas" e seu estudo, no curso de Doutorado, foi "Educação Financeira, empreendedorismo e a instituição escolar", utilizando como ferramentas teóricas os conceitos foucaultianos. Os principais temas de interesse são: Educação Matemática, Modelagem Matemática, Educação Financeira, Empreendedorismo, Gestão e Metodologias de Ensino e as práticas pedagógicas na formação de professores.
-
Pedro Faccio de Conto
Formação: Mestrado
Doutorando em Administração / Marketing pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Relações Internacionais pela University of Westminster (Reino Unido) e Bacharel em Administração: Hab. Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é professor da área de Gestão e Negócios da Universidade La Salle, coordenador de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu junto à La Salle Business School e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Social, Inovação e Desenvolvimento (TESSIDO - Universidade La Salle). Sua experiência de mercado contempla atividades inerentes às áreas de planejamento estratégico, gestão mercadológica, comércio internacional, logística internacional, pesquisa de mercado e marketing digital.
-
Raffaella da Porciuncula Pallamolla
Formação: Doutorado
Doutora em Ciências Sociais pela PUCRS (2017), com período sanduíche na Universidade de Bolonha, Itália (UNIBO), sob a orientação do Professor Dr. Massimo Pavarini. Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS (2008). Mestre em Criminologia e Execução Penal pela Universidad Autónoma de Barcelona - UAB (2007) e Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2005). Integrante do GPESC - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal, liderado pelo Prof. Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo e pesquisadora associada ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos - INCT-InEAC. Coordenadora e Professora do Curso de Direito da Universidade La Salle (Canoas/RS). Vice-Presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS (2013-2018). Consultora PRODOC/PNUD e Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN/MJSP) para o desenvolvimento de proposta de Política Nacional de Práticas Restaurativas no Sistema Prisional (2016-2019). Advogada criminalista. Tem experiência em Direito Penal, Criminologia e Ciências Sociais, com ênfase em Justiça Restaurativa no sistema criminal.
-
Robinson Henrique Scholz
Formação: Doutorado
Robinson Henrique Scholz
Possui graduação em Administração de Recursos Humanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Atualmente é professor de educação superior na Universidade La Salle, Canoas, RS. Professor no curso de Administração e CST Processos Gerenciais e pesquisador no Grupo de Pesquisa Tecnologias Sociais, Inovação e Desenvolvimento. Tem experiência na área de Administração e Gestão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, administração, autogestão, gestão de pessoas, liderança e gestão socioambiental.
-
Rute Henrique da Silva Ferreira
Formação: Doutorado
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Durante o mestrado trabalhou com ensino e aprendizagem de Álgebra Linear, enfatizando as aplicações da disciplina na área de Ciência da Computação, especificamente no processamento de imagens. Seu trabalho de doutorado foi na área de reconhecimento de padrões, onde pesquisou o problema da detecção de mudanças em imagens multitemporais de sensoriamento remoto empregando Support Vector Machines (SVM). Atualmente é professora adjunta em regime integral na UNILASALLE, atuando nas disciplinas de matemática voltadas à área de Inovação e Tecnologia e coordenando o projeto de extensão Olimpíada e Clube de Matemática. Tem experiência em matemática, com ênfase em educação matemática e aplicações da matemática no sensoriamento remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática no ensino superior, educação a distância, processamento de imagens e reconhecimento de padrões. -
Vanessa Amaral Prestes
Formação: Doutorado
Doutora e mestra em Administração (Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (2014), e graduação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (2011). Conta com experiência de quatro anos na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais. Atualmente, atua como Coordenadora de Extensão e professora de graduação em Administração e de cursos da área da gestão na Universidade La Salle. Também participa como pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Inovação e Trabalho (GINEIT) e do Observatório Internacional de Carreiras (OIC/PPGA/UFRGS). É revisora de periódicos científicos da área de Administração, e avaliadora do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). Tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: gestão de pessoas e relações de trabalho, diversidade e inclusão nas organizações e movimentos migratórios. É proponente e líder do tema ?Relações de Trabalho e (I)mobilidades: fronteiras geográficas, tecnológicas e sociais? na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).