O estudo da Matemática é uma das mais tradicionais áreas do pensamento humano dentro do ensino. Ao mesmo tempo, é sempre atual e usada como linguagem básica para a construção de outras ciências.
Por tudo isso, o profissional da área possui um amplo mercado de trabalho, tanto na esfera pública (municipal e estadual), quanto no ensino privado.
A Universidade La Salle te convida a percorrer uma trajetória inovadora de formação profissional para fazer, aprender e se surpreender de forma transformadora durante a graduação.
Saiba o que espera você:

A Universidade La Salle oferece inúmeras opções de bolsas de estudos e facilidades para os alunos de graduação. Confira as formas de ingresso, os valores e condições especiais.


Muitas pessoas prestaram vestibular, encararam os desafios do curso de Matemática e hoje são referência no mercado de trabalho. Conheça a egressa do curso Josie Kindler.
Unidades EAD e Valores
Confira a unidade em que seu curso é oferecido e os valores:
Destaques
Matriz Curricular
Coordenador
Paulo Roberto Ribeiro Vargas
É doutor em Educação (2012) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2006) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), graduado (2003) em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e possui curso de Magistério no Colégio Luterano Concórdia(1996). Possui experiência em todos os níveis de Ensino (da Educação Básica até o Ensino Superior). Atualmente é coordenador e professor do Departamento de Matemática, dos Cursos Tecnólogos em Gestão Financeira, Comercial e Marketing na Universidade La Salle. Atua também como professor do Ensino Médio no Colégio LaSalle (Canoas). É Membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS), que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Os projetos de pesquisas que estou envolvido estão ligados a linha de pesquisa "Formação de professores, Currículo e Práticas pedagógicas" e seu estudo, no curso de Doutorado, foi "Educação Financeira, empreendedorismo e a instituição escolar", utilizando como ferramentas teóricas os conceitos foucaultianos. Os principais temas de interesse são: Educação Matemática, Modelagem Matemática, Educação Financeira, Empreendedorismo, Gestão e Metodologias de Ensino e as práticas pedagógicas na formação de professores.
E-mail do coordenador:paulo.vargas@unilasalle.edu.br
E-mail da coordenação:matematica@unilasalle.edu.br Fone:(51) 3476-8764 / 3476-8509Terça-feira: das 16h às 18h e das 18h15 às 20h15
Quinta-feira: das 14h às 18h
Professores
Conheça a relação de professores deste curso.
Inscreva-se
Ingresso ENEM
Pule a etapa do Vestibular aproveitando a sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio.
Ingresso Transferência
Transfira a sua graduação ou escolha uma nova, aqui você pode aproveitar as disciplinas que já curso...
Diplomados
Diplomados interessados em fazer uma segunda graduação podem realizar a inscrição sem precisar faze...
Reingresso
Ex-estudante da Universidade La Salle, que não terminou os estudos, pode voltar a estudar sempre que...

Fale Conosco:

Relação de professores
-
Carlos Eduardo dos Santos Sabrito
Formação: Mestrado
Bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS (1995), Mestre em Estratégia Empresarial pela PUCRS (2002) e Doutorando em Informática na Educação (UFRGS, 2013), atuante nas áreas de: Gestão de Pessoas, com foco em elaboração de estratégias e políticas para educação corporativa; e, Empreendedorismo, com foco em mentoria e elaboração de planos de negócios. Professor e orientador de trabalhos de conclusão nas áreas de Administração, Gestão de Pessoas, Estratégia e Empreendedorismo para cursos de Gestão nos níveis Tecnológico, Bacharelado e Pós-Graduação Lato-Sensu.
-
David Stival
Formação: Mestrado
Doutor em Educação-PPG Educação Unilasalle/Canoas-RS. Mestre em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-1987). Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela FAFINC (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição). Curso de Teologia Bacharelado pela PUC/RS não validado (1982). Professor da Universidade La Salle em Canoas/RS desde 1996. Professor FESAU ( Fundação de Ensino do Alto Uruguai), 1986. Professor da FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa do Alto Uruguai), 1990-1995. Professor do Colégio Marista Ivone Vetorello de Porto Alegre 2009. Tem experiência nas áreas de Educação, Filosofia, Antropologia, Sociologia, Teologia e grande conhecimento na área da Ciência Política. Tenho ministrado aulas de Filosofia da Educação; Gestão da Educação e Políticas publicas; Bioética; Ética e Direitos Humanos; Temas Globais Contemporâneos, Antropologia Cultural e Filosófica; Metodologia Científica, Ética e Filosofia Empresarial; Sociologia da Religião; Cultura Religiosa e História da Igreja. Professor em EAD (ensino à distância) pela plataforma Moodle e Classoroom.
-
Estelamaris de Barros Dihl
Formação: Mestrado
Professora no Curso de Bacharelado em Serviço Social no Centro Universitário Leonardo da Vinci, (UNIASELVI) em Porto Alegre, Cachoeirinha e Novo Hamburgo /RS. Professora do Curso de Bacharelado em Serviço Social na Universidade LaSalle, em Canoas/RS. Exerço a função de Consultoria e Assessoria a Empresa Domus-SUAS nos processos de Capacitação, Elaboração, Execução e Avaliação de Programas e Projetos Sociais e no Reordenamento da Política de Assistência Social em parceria com Instituições do Terceiro Setor e as Prefeituras Municipais da Região da Grande Porto Alegre/RS. Perita Social no Foro Central de Porto Alegre, na CAPM- Central de Atendimento Psicossocial e Multidisciplinar, desde maio/2017.Graduada em Serviço Social e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Rio dos Sinos (UNISINOS).
-
Hilaine Gregis
Formação: Doutorado
É graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Literatura e Latim, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Desde 2002, trabalha como professora da Universidade La Salle (Unilasalle), tendo também atuado em escolas de ensino fundamental e médio, cursos pré-vestibulares e cursos de formação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Tem experiência como docente de graduação e pós-graduação, nas áreas de Língua Portuguesa (cursos diversos), Letras e Pedagogia, com ênfase nos seguintes campos: Linguística, Latim, Produção Textual, Fonologia e Morfologia do Português e Aquisição da Linguagem. Coordenou o Projeto PIBID/Letras no Unilasalle de 2013 a 2018 e atualmente coordena o Projeto Residência Pedagógica (Capes).
-
Juliana Meregalli Schreiber
Formação: Doutorado
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019). Mestre em Educação (2012) e Graduada em Licenciatura em Matemática (2009) pela mesma Universidade. Possui experiência de docência no Ensino Superior, ministrando aulas vinculadas à Estatística, à Álgebra, Matemática Financeira, Geometria Analítica e à Educação Matemática, assim como em escolas públicas municipais e estaduais, nos diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico). Atualmente é professora de disciplinas vinculadas a Matemática na Universidade La Salle e é Professora Formadora da área de Gestão e Negócios dos cursos EaD da Universidade La Salle - Canoas/RS. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Desenvolve trabalhos vinculados à educação matemática, etnomatemática, formação de professores, currículo e prática pedagógicas.
-
Juliane Silveira Freire da Silva
Formação: Mestrado
Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente atua como professora Universidade La Salle - Canoas. Possui experiência em análises estatísticas, banco de dados,Engenharia de Produção, área da qualidade, pesquisa em marketing, marketing digital, análises financeiras.
-
Lúcia Regina Lucas da Rosa
Formação: Doutorado
Doutora (2012) e Mestre (1996) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, área de Literatura Brasileira, Especialização em Reconstruindo o ensino de língua e literatura pelo Centro Universitário La Salle (1998) e graduação (1988) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS. Atualmente, coordenadora do curso de Letras na Universidade La Salle - Unilasalle, Canoas-RS, professora adjunta no curso de Letras; professora colaboradora no PPG Memória Social e Bens Culturais na Unilasalle. Integrante CCPE - Conselho Científico de Pesquisa e Extensão na Unilasalle. Experiência na área de Letras, no ensino fundamental, médio e educação superior com ênfase em literatura, língua materna e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, cultura e identidade, literatura brasileira e africana de língua portuguesa, metodologia de ensino, formação de professores, leitura, poesia, arte e gestão na área do ensino. Faz parte do Conselho Editorial da Editora Unilasalle, da Revista Integração, da Revista Nau Literária. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Universos Paralelos (Unilasalle); Literatura contemporânea (Unilasalle - UFRGS). -
Paulo Roberto Ribeiro Vargas
Formação: Doutorado
É doutor em Educação (2012) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2006) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), graduado (2003) em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e possui curso de Magistério no Colégio Luterano Concórdia(1996). Possui experiência em todos os níveis de Ensino (da Educação Básica até o Ensino Superior). Atualmente é coordenador e professor do Departamento de Matemática, dos Cursos Tecnólogos em Gestão Financeira, Comercial e Marketing na Universidade La Salle. Atua também como professor do Ensino Médio no Colégio LaSalle (Canoas). É Membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS), que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Os projetos de pesquisas que estou envolvido estão ligados a linha de pesquisa "Formação de professores, Currículo e Práticas pedagógicas" e seu estudo, no curso de Doutorado, foi "Educação Financeira, empreendedorismo e a instituição escolar", utilizando como ferramentas teóricas os conceitos foucaultianos. Os principais temas de interesse são: Educação Matemática, Modelagem Matemática, Educação Financeira, Empreendedorismo, Gestão e Metodologias de Ensino e as práticas pedagógicas na formação de professores.
-
Rute Henrique da Silva Ferreira
Formação: Doutorado
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Durante o mestrado trabalhou com ensino e aprendizagem de Álgebra Linear, enfatizando as aplicações da disciplina na área de Ciência da Computação, especificamente no processamento de imagens. Seu trabalho de doutorado foi na área de reconhecimento de padrões, onde pesquisou o problema da detecção de mudanças em imagens multitemporais de sensoriamento remoto empregando Support Vector Machines (SVM). Atualmente é professora adjunta em regime integral na UNILASALLE, atuando nas disciplinas de matemática voltadas à área de Inovação e Tecnologia e coordenando o projeto de extensão Olimpíada e Clube de Matemática. Tem experiência em matemática, com ênfase em educação matemática e aplicações da matemática no sensoriamento remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática no ensino superior, educação a distância, processamento de imagens e reconhecimento de padrões. -
Vera Lucia Felicetti
Formação: Doutorado
Realizou estudos de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da University of Maryland - College Park – EU com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Fez doutorado no Programa de Pós-Graduação na PUC/RS. Ganhadora da MENÇÃO HONROSA pela Tese de Doutorado na Área da Educação para as melhores teses defendidas no país em 2011, dada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES Portaria nº 160 Edição 2012. Participou dois semestres letivos do Curso de Doutorado no College of Education na Universidade do Texas em Austin - Estados Unidos, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil - EU, com bolsa CAPES como J1 Research Scholar. Possui graduação em licenciatura Plena-Habilitação em Matemática pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras (1991) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Foi Membro conselheiro da seção de Educação e Políticas Educativas da América Latina da Latin American Studies Association – LASA 2015 e 2016. Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação – CTAA do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo – Saeg. Portaria nº96, de 22 de janeiro de 2020. Mandato de dois anos. Coordenadora e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle . Coordenadora do MINTER - Manaus. Tem experiência no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação. Atua na área de Educação e Educação Matemática tendo como cerne de suas investigações os seguintes temas: Estudante, Educação Superior, egressos da Educação Superior, egressos e estudantes ProUni, formação de professores, processos de ensino e de aprendizagem, comprometimento do estudante, métodos e práticas de ensino.