A Pedagogia é peça fundamental para o acesso igualitário a educação de qualidade. O papel do professor é, além de ensinar, ser um agente transformador de realidades. Para tanto, é necessário que viva experiências transformadoras durante a sua formação.
A Universidade La Salle te convida a percorrer uma trajetória inovadora de formação profissional para fazer, aprender e se surpreender de forma transformadora durante a graduação.

A Universidade La Salle oferece inúmeras opções de bolsas de estudos e facilidades para os alunos de graduação. Confira as formas de ingresso, os valores e condições especiais.


Muitas pessoas prestaram vestibular, encararam os desafios do curso de Pedagogia e hoje são referência no mercado de trabalho. Conheça a egressa do curso Ângela da Silva.
Destaques
Matriz Curricular
Coordenador
Isabel Cristina da Silva Azeredo
Mestre em Educação (2016), pela PUCRS. Especialista em Educação a Distância (2009), pelo SENAC. Graduada em Pedagogia - Multimeios e Informática Educativa (2005), pela PUCRS. Realizando especialização em Alfabetização e Letramento, pela Uniritter - 2020/2021. Exerce o cargo de Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade La Salle. Atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia e professora de Ensino Superior do Centro Universitário Metodista IPA, também exerceu a coordenação do EAD e realizou orientação tecnológica/pedagógica aos docentes e discentes dessa mesma IES. Atuou como Supervisora de Suporte Técnico-TI. Possui ampla experiência em educação a distância, especialmente no que tange à práticas pedagógicas em plataformas virtuais, com a formação docente para o uso de tecnologias digitais no ensino presencial e online e com a inclusão digital. Atuou como Tutora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em curso de formação de professores. Possui experiência como professora nos anos iniciais do ensino fundamental. Com sólidos conhecimentos referente a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, estudos realizados nas áreas de tecnologias educacionais, alfabetização e letramento e interdisciplinaridade. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC desde 2018, para cursos presenciais e a distância, possuindo conhecimentos ampliados acerca da regulação do ensino superior.
E-mail do coordenador:isabel.azeredo@unilasalle.edu.br
E-mail da coordenação:pedagogia@unilasalle.edu.br Fone:(51) 3476-8750Terça-feira: das 12h50 às 17h50
Quinta-feira: das 12h50 às 17h50
Sexta-feira: das 12h50 às 17h50
Professores
Conheça a relação de professores deste curso.
Inscreva-se
Ingresso ENEM
Pule a etapa do Vestibular aproveitando a sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio.
Ingresso Transferência
Transfira a sua graduação ou escolha uma nova, aqui você pode aproveitar as disciplinas que já curso...
Diplomados
Diplomados interessados em fazer uma segunda graduação podem realizar a inscrição sem precisar faze...
Reingresso
Ex-estudante da Universidade La Salle, que não terminou os estudos, pode voltar a estudar sempre que...

Fale Conosco:

Relação de professores
-
Carlos Eduardo dos Santos Sabrito
Formação: Mestrado
Bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS (1995), Mestre em Estratégia Empresarial pela PUCRS (2002) e Doutorando em Informática na Educação (UFRGS, 2013), atuante nas áreas de: Gestão de Pessoas, com foco em elaboração de estratégias e políticas para educação corporativa; e, Empreendedorismo, com foco em mentoria e elaboração de planos de negócios. Professor e orientador de trabalhos de conclusão nas áreas de Administração, Gestão de Pessoas, Estratégia e Empreendedorismo para cursos de Gestão nos níveis Tecnológico, Bacharelado e Pós-Graduação Lato-Sensu.
-
Cleusa Maria Gomes Graebin
Formação: Doutorado
Orientadora de Doutorado. Possui Doutorado (2004) e Mestrado (1998) em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduada em História-Licenciatura pela Universidade La Salle (1995). Especialização em Metodologia de Ensino de História e Geografia pela Universidade La Salle. Atualmente é professora e coordenadora do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Coordenadora do Museu Histórico La Salle (Universidade La Salle); vice-líder do Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade; Editora da Mouseion Revista Eletrônica. Pesquisadora voluntária do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas, RS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural e Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: memória social, cultura e identidade, história da cidade, açorianos no Rio Grande do Sul, festas e celebrações, história e memória institucionais e empresariais, gestão de acervos e de instituições culturais, história local, ensino de história e história da educação. Orientadora de mestrado e doutorado. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2919-5687
-
Clóvis Trezzi
Formação: Doutorado
Doutor em Educação (2018) pela Universidade La Salle de Canoas (RS) e Mestre em Educação (2010) pela Universidade Cidade de São Paulo (SP); especialista em Ensino Religioso e Pastoral da Educação (2006) pela PUC/PR; Graduado em Pedagogia (2006) pela UNIMEO/CTESOP (Assis Chateaubriand - PR) e em Filosofia (2002) pela Universidade Católica de Brasília (DF). Atua na Educação Básica desde 1994 como professor de Ensino Religioso e Filosofia e também na gestão de escolas na Rede La Salle. É professor no curso de Pedagogia da Universidade La Salle e Professor colaborador em 2020 e Permanente em 2021 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle de Canoas (RS). Em 2020 passou a fazer parte da Comissão de Coordenação do PPG em Educação da Universidade La Salle. Membro do Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas, que investiga a pedagogia de João Batista de La Salle e seus reflexos na pedagogia moderna. O projeto de pesquisa atual intitula-se ?São João Batista de La Salle e a defesa da educação de qualidade socialmente referenciada?, que dedica-se à investigar a proposta educativa de La Salle na perspectiva da qualidade. Membro da Red Internacional de Docencia Universitaria Lasallista (RIDUL) com sede em Bogotá, na Colombia, que se de dedica à pesquisa sobre a docência no Ensino Superior.
-
David Stival
Formação: Mestrado
Doutor em Educação-PPG Educação Unilasalle/Canoas-RS. Mestre em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-1987). Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela FAFINC (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição). Curso de Teologia Bacharelado pela PUC/RS não validado (1982). Professor da Universidade La Salle em Canoas/RS desde 1996. Professor FESAU ( Fundação de Ensino do Alto Uruguai), 1986. Professor da FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa do Alto Uruguai), 1990-1995. Professor do Colégio Marista Ivone Vetorello de Porto Alegre 2009. Tem experiência nas áreas de Educação, Filosofia, Antropologia, Sociologia, Teologia e grande conhecimento na área da Ciência Política. Tenho ministrado aulas de Filosofia da Educação; Gestão da Educação e Políticas publicas; Bioética; Ética e Direitos Humanos; Temas Globais Contemporâneos, Antropologia Cultural e Filosófica; Metodologia Científica, Ética e Filosofia Empresarial; Sociologia da Religião; Cultura Religiosa e História da Igreja. Professor em EAD (ensino à distância) pela plataforma Moodle e Classoroom.
-
Douglas Vaz
Formação: Mestrado
Doutorando em Educação pela Universidade La Salle, na Linha de Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas. Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2017), na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, (bolsista CAPES/PROSUP). Especialista em Informática Instrumental para Professores pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Pedagogia e em Informática pelo Centro Universitário Cenecista de Osório. Atualmente cursa a Especialização interinstitucional em Docência Universitária na Contemporaneidade, ofertado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). Professor da área de Educação e Cultura dos cursos de graduação presenciais e a distância da Universidade La Salle - Canoas/RS. Coordenador Adjunto do curso de Pedagogia nas modalidades Presencial e EaD da Universidade La Salle. Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico e Líder do projeto Google for Education da Universidade La Salle. Membro dos Grupos de Pesquisa: "Gestão Educacional nos diferentes contextos" e "Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq". Desenvolve pesquisas na área de Tecnologias na Educação, com ênfase nas áreas de Mediação On-line e Construção do Conhecimento em diferentes Espaços. Revisor Ad-hoc dos periódicos "Trajetória Multicursos" e "REEDUC - Educação e Cultura Contemporânea". Tem experiência na criação de materiais didáticos para EaD, como e-books, videoaulas e objetos de aprendizagem, bem como na construção de práticas pedagógicas para a Educação a Distância.
-
Estelamaris de Barros Dihl
Formação: Mestrado
Professora no Curso de Bacharelado em Serviço Social no Centro Universitário Leonardo da Vinci, (UNIASELVI) em Porto Alegre, Cachoeirinha e Novo Hamburgo /RS. Professora do Curso de Bacharelado em Serviço Social na Universidade LaSalle, em Canoas/RS. Exerço a função de Consultoria e Assessoria a Empresa Domus-SUAS nos processos de Capacitação, Elaboração, Execução e Avaliação de Programas e Projetos Sociais e no Reordenamento da Política de Assistência Social em parceria com Instituições do Terceiro Setor e as Prefeituras Municipais da Região da Grande Porto Alegre/RS. Perita Social no Foro Central de Porto Alegre, na CAPM- Central de Atendimento Psicossocial e Multidisciplinar, desde maio/2017.Graduada em Serviço Social e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Rio dos Sinos (UNISINOS).
-
Hilaine Gregis
Formação: Doutorado
É graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Literatura e Latim, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Desde 2002, trabalha como professora da Universidade La Salle (Unilasalle), tendo também atuado em escolas de ensino fundamental e médio, cursos pré-vestibulares e cursos de formação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Tem experiência como docente de graduação e pós-graduação, nas áreas de Língua Portuguesa (cursos diversos), Letras e Pedagogia, com ênfase nos seguintes campos: Linguística, Latim, Produção Textual, Fonologia e Morfologia do Português e Aquisição da Linguagem. Coordenou o Projeto PIBID/Letras no Unilasalle de 2013 a 2018 e atualmente coordena o Projeto Residência Pedagógica (Capes).
-
Hildegard Susana Jung
Formação: Doutorado
Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade (2020), Especialização em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente e Coordenadora do curso de Pedagogia, professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle. Tem experiência na Educação Básica, Ensino Técnico e de Idiomas, com ênfase na formação docente. Linha de pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, atuando principalmente nos temas: formação docente, aprendizagem, protagonismo estudantil, autonomia, processos educativos, gestão e participação democrática, currículo disruptivo e políticas públicas educacionais. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle. Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores), membro dos conselhos editorial das Edições Hipótese, Revista Vivências e Revista de Educação da ANEC. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV, além de diversas outras publicações em periódicos nacionais e internacionais, e capítulos de livros.
-
Isabel Cristina da Silva Azeredo
Formação: Mestre
Mestre em Educação (2016), pela PUCRS. Especialista em Educação a Distância (2009), pelo SENAC. Graduada em Pedagogia - Multimeios e Informática Educativa (2005), pela PUCRS. Realizando especialização em Alfabetização e Letramento, pela Uniritter - 2020/2021. Exerce o cargo de Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade La Salle. Atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia e professora de Ensino Superior do Centro Universitário Metodista IPA, também exerceu a coordenação do EAD e realizou orientação tecnológica/pedagógica aos docentes e discentes dessa mesma IES. Atuou como Supervisora de Suporte Técnico-TI. Possui ampla experiência em educação a distância, especialmente no que tange à práticas pedagógicas em plataformas virtuais, com a formação docente para o uso de tecnologias digitais no ensino presencial e online e com a inclusão digital. Atuou como Tutora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em curso de formação de professores. Possui experiência como professora nos anos iniciais do ensino fundamental. Com sólidos conhecimentos referente a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, estudos realizados nas áreas de tecnologias educacionais, alfabetização e letramento e interdisciplinaridade. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC desde 2018, para cursos presenciais e a distância, possuindo conhecimentos ampliados acerca da regulação do ensino superior.
-
Jonas Rodrigues Saraiva
Formação: Doutorado
É Doutor em Letras Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, com mestrado nessa área e graduação em Letras Português-Espanhol e respectivas Literaturas, ambos pela mesma Universidade. Atualmente é Coordenador de Produção de Materiais Didáticos para a Educação a Distância da Universidade La Salle - Canoas/RS, e Professor do curso de Letras da mesma Universidade. Desenvolveu pesquisas em Psicolinguística e Pragmática junto ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Letras da PUCRS e atualmente tem interesse pelos temas de gestão, gestão educacional, educação, educação a distância, TICs e inovação, linguagens e interfaces, sobre os quais desenvolve estudos e ministra cursos e palestras.
-
Juliana Meregalli Schreiber
Formação: Doutorado
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019). Mestre em Educação (2012) e Graduada em Licenciatura em Matemática (2009) pela mesma Universidade. Possui experiência de docência no Ensino Superior, ministrando aulas vinculadas à Estatística, à Álgebra, Matemática Financeira, Geometria Analítica e à Educação Matemática, assim como em escolas públicas municipais e estaduais, nos diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico). Atualmente é professora de disciplinas vinculadas a Matemática na Universidade La Salle e é Professora Formadora da área de Gestão e Negócios dos cursos EaD da Universidade La Salle - Canoas/RS. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Desenvolve trabalhos vinculados à educação matemática, etnomatemática, formação de professores, currículo e prática pedagógicas.
-
Luciana Backes
Formação: Doutorado
Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de l'Education pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na l'Université Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular da Universidade La Salle - Canoas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, educação on-line, educação híbrida, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, hibridismo dos espaços, hibridismo tecnológico digital, hibridismo das linguagens, hibridismo das modalidades, cultura emergente, gamificação e literaturalização das ciências. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.
-
Maria Alejandra Saraiva Pasca
Formação: Doutora
Doutora em Linguística Aplicada pela UFRGS (2019). Mestre em Aquisição da Linguagem pela UFRGS (2003), Especialista em Língua Inglesa pelo UNILASALLE (2000) e Bacharel em Letras Português-Inglês pela UFRGS (1995). Professora de Língua Inglesa e de Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Universidade La Salle. Coordenadora do Projeto PIBID Letras Português e Inglês na Universidade La Salle (2018-2020). Coordenadora do Projeto PIBID Letras Inglês no UNILASALLE (2014-2018). Coordenadora do Curso de Letras do Unilasalle (2012-2014). Professora Substituta de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da UFRGS (2004-2005). Tradutora Pública e Intérprete Comercial de Inglês concursada pela JUCERGS (2010). Professora de línguas estrangeiras no Colégio UNIFICADO Canoas (2010-2014). Sócia e professora de inglês e espanhol do curso livre de idiomas Mais Língua Concept em Canoas-RS (2014-2018). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de inglês como segunda língua, uso das quatro habilidades linguísticas no ensino das línguas estrangeiras, inteligências múltiplas, aprendizagem de L3.
-
MICHELE DE MATTOS KREME
Formação: Mestrado
Mestre em Educação pela Universidade La Salle/RS, Especialista em Psicologia Organizacional (FADERGS), MBA em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento (FARGS) e Licenciatura em Pedagogia Supervisão e Gestão Escolar (UniRitter). Consultora da Up Consultoria Educacional e Coordenadora Administrativa da área de Negócios Educação a Distância na Universidade La Salle. Experiência na área de Educação com enfoque na Educação Superior, em Educação a Distância; Formação Docente e de Tutoria; Coordenação Pedagógica; gestão de pessoas; processos de regulação e legislação do Ensino Superior; planejamento, mapeamento e acompanhamento de processos e projetos institucionais. OBJETIVOS Mestre em Educação com objetivos voltados Supervisão e Gestão de processos educacionais, bem como para tutoria EAD e docência no ensino superior.
-
Patrick da Silveira Gonçalves
Formação: Mestrado
Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), especialização em Psicomotricidade e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2014), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente no curso de graduação em Educação Física da Universidade La Salle e professor de Educação Física na Educação Especial. Tem experiência no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Especial, Educação Social e no Ensino Superior. Participou, como voluntário, do Grupo de Pesquisa em Neurociência Aplicada ao Esporte da PUCRS. Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID-UFRGS.
-
Simone Van Der Halen Freitas
Formação: Doutorado
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade La Salle Canoas (Unilasalle). Mestre em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pela Escola de Administração (EA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2000. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1992. Especialista em Gestão Empresarial pela UFRGS, em 1997. Professora dos curso de Psicologia da Universidade La Salle Canoas (Unilasalle). Coordenadora do Curso de Psicologia no Unilasalle. Coordenadora da equipe de Intérpretes de Libras, junto ao Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Unilasalle. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos, no Unilasalle.
-
Vera Lucia Felicetti
Formação: Doutorado
Realizou estudos de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da University of Maryland - College Park – EU com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Fez doutorado no Programa de Pós-Graduação na PUC/RS. Ganhadora da MENÇÃO HONROSA pela Tese de Doutorado na Área da Educação para as melhores teses defendidas no país em 2011, dada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES Portaria nº 160 Edição 2012. Participou dois semestres letivos do Curso de Doutorado no College of Education na Universidade do Texas em Austin - Estados Unidos, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil - EU, com bolsa CAPES como J1 Research Scholar. Possui graduação em licenciatura Plena-Habilitação em Matemática pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras (1991) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Foi Membro conselheiro da seção de Educação e Políticas Educativas da América Latina da Latin American Studies Association – LASA 2015 e 2016. Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação – CTAA do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo – Saeg. Portaria nº96, de 22 de janeiro de 2020. Mandato de dois anos. Coordenadora e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle . Coordenadora do MINTER - Manaus. Tem experiência no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação. Atua na área de Educação e Educação Matemática tendo como cerne de suas investigações os seguintes temas: Estudante, Educação Superior, egressos da Educação Superior, egressos e estudantes ProUni, formação de professores, processos de ensino e de aprendizagem, comprometimento do estudante, métodos e práticas de ensino.