O curso de História da Universidade La Salle integra a teoria e prática com o objetivo de expandir ainda mais o processo de aprendizado dos alunos. O objetivo é formar profissionais capazes de atuar na educação e nas demais possibilidades que a licenciatura proporciona.
A Universidade La Salle te convida a percorrer uma trajetória inovadora de formação profissional para fazer, aprender e se surpreender de forma transformadora.

A Universidade La Salle oferece inúmeras opções de bolsas de estudos e facilidades para os alunos de graduação. Confira as formas de ingresso, os valores e condições especiais.

Muitas pessoas prestaram vestibular, encararam os desafios do curso de História e hoje são referência no mercado de trabalho. Conheça a aluna do curso Giovanna Ferreira.
Destaques
Matriz Curricular
Coordenador
Cleusa Maria Gomes Graebin
Orientadora de Doutorado. Possui Doutorado (2004) e Mestrado (1998) em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduada em História-Licenciatura pela Universidade La Salle (1995). Especialização em Metodologia de Ensino de História e Geografia pela Universidade La Salle. Atualmente é professora e coordenadora do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Coordenadora do Museu Histórico La Salle (Universidade La Salle); vice-líder do Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade; Editora da Mouseion Revista Eletrônica. Pesquisadora voluntária do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas, RS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural e Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: memória social, cultura e identidade, história da cidade, açorianos no Rio Grande do Sul, festas e celebrações, história e memória institucionais e empresariais, gestão de acervos e de instituições culturais, história local, ensino de história e história da educação. Orientadora de mestrado e doutorado. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2919-5687
Professores
Conheça a relação de professores deste curso.
Inscreva-se
Ingresso ENEM
Pule a etapa do Vestibular aproveitando a sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio.
Ingresso Transferência
Transfira a sua graduação ou escolha uma nova, aqui você pode aproveitar as disciplinas que já curso...
Diplomados
Diplomados interessados em fazer uma segunda graduação podem realizar a inscrição sem precisar faze...
Reingresso
Ex-estudante da Universidade La Salle, que não terminou os estudos, pode voltar a estudar sempre que...

Fale Conosco:

Relação de professores
-
Artur Cesar Isaia
Formação: Doutorado
Professor da Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas ,RS, desenvolvendo atividades de docência e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais. Professor Titular em História da Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolveu atividades de docência e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em História até 2020. Pesquisador do CNPq 1C. É graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.Desenvolveu estágio de pós-doutoramento na École de Hautes Études en Sciences Sociales em Paris e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador Substituto do Comitê Assessor de Ciências Humanas (2019-2021) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). É um m dos Coordenadores e fundadores do GT "Historical Studies of Science, Technology and Medicine", da European Association of Historians of Latin America (AHILA), com sede na School of Cultures, Languages and Area Studies (SOCLAS), da University of Liverpool (UK). É um dos coordenadores da Linha de Pesquisa "Memória, Cultura e Identidade do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE. Lidera o Grupo de Pesquisa CNPq História: Religiosidade e Cultura. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, Teoria e Filosofia da História, História das Religiões e História das Ciências, pesquisando principalmente os seguintes temas: discurso religioso, catolicismo, espiritismo, umbanda, discurso médico-psiquiátrico. Integra o Conselho Editorial e Consultivo de vários periódicos especializados..Membro do Comitê responsável pelo Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos na Universidade La Salle.
-
Carlos Eduardo dos Santos Sabrito
Formação: Mestrado
Bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS (1995), Mestre em Estratégia Empresarial pela PUCRS (2002) e Doutorando em Informática na Educação (UFRGS, 2013), atuante nas áreas de: Gestão de Pessoas, com foco em elaboração de estratégias e políticas para educação corporativa; e, Empreendedorismo, com foco em mentoria e elaboração de planos de negócios. Professor e orientador de trabalhos de conclusão nas áreas de Administração, Gestão de Pessoas, Estratégia e Empreendedorismo para cursos de Gestão nos níveis Tecnológico, Bacharelado e Pós-Graduação Lato-Sensu.
-
Cleusa Maria Gomes Graebin
Formação: Doutorado
Orientadora de Doutorado. Possui Doutorado (2004) e Mestrado (1998) em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduada em História-Licenciatura pela Universidade La Salle (1995). Especialização em Metodologia de Ensino de História e Geografia pela Universidade La Salle. Atualmente é professora e coordenadora do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Coordenadora do Museu Histórico La Salle (Universidade La Salle); vice-líder do Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade; Editora da Mouseion Revista Eletrônica. Pesquisadora voluntária do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas, RS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural e Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: memória social, cultura e identidade, história da cidade, açorianos no Rio Grande do Sul, festas e celebrações, história e memória institucionais e empresariais, gestão de acervos e de instituições culturais, história local, ensino de história e história da educação. Orientadora de mestrado e doutorado. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2919-5687
-
David Stival
Formação: Mestrado
Doutor em Educação-PPG Educação Unilasalle/Canoas-RS. Mestre em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-1987). Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela FAFINC (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição). Curso de Teologia Bacharelado pela PUC/RS não validado (1982). Professor da Universidade La Salle em Canoas/RS desde 1996. Professor FESAU ( Fundação de Ensino do Alto Uruguai), 1986. Professor da FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa do Alto Uruguai), 1990-1995. Professor do Colégio Marista Ivone Vetorello de Porto Alegre 2009. Tem experiência nas áreas de Educação, Filosofia, Antropologia, Sociologia, Teologia e grande conhecimento na área da Ciência Política. Tenho ministrado aulas de Filosofia da Educação; Gestão da Educação e Políticas publicas; Bioética; Ética e Direitos Humanos; Temas Globais Contemporâneos, Antropologia Cultural e Filosófica; Metodologia Científica, Ética e Filosofia Empresarial; Sociologia da Religião; Cultura Religiosa e História da Igreja. Professor em EAD (ensino à distância) pela plataforma Moodle e Classoroom.
-
Estelamaris de Barros Dihl
Formação: Mestrado
Professora no Curso de Bacharelado em Serviço Social no Centro Universitário Leonardo da Vinci, (UNIASELVI) em Porto Alegre, Cachoeirinha e Novo Hamburgo /RS. Professora do Curso de Bacharelado em Serviço Social na Universidade LaSalle, em Canoas/RS. Exerço a função de Consultoria e Assessoria a Empresa Domus-SUAS nos processos de Capacitação, Elaboração, Execução e Avaliação de Programas e Projetos Sociais e no Reordenamento da Política de Assistência Social em parceria com Instituições do Terceiro Setor e as Prefeituras Municipais da Região da Grande Porto Alegre/RS. Perita Social no Foro Central de Porto Alegre, na CAPM- Central de Atendimento Psicossocial e Multidisciplinar, desde maio/2017.Graduada em Serviço Social e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Rio dos Sinos (UNISINOS).
-
Fábio Chang De Almeida
Formação: Doutorado
Professor na Universidade La Salle (UNILASALLE). Pós-doutorando em História (UFJF). Doutor em História (UFRGS). Junior Visiting Fellow no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Mestre em História (UFRGS). Especialista em História da Alimentação e Patrimônio Cultural (UNISC). Especialista em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação (UFRGS). Bacharel em Nutrição (UFRGS). Licenciado em Geografia (UFRGS) e História (ULBRA). Foi professor/orientador no Curso de Especialização em Educação para a Diversidade (FACED/UFRGS); membro do Grupo de Pesquisa 'Direitas, História e Memória' (UEM/CNPq) e secretário do GT de História Política da ANPUH-RS. Atualmente é pesquisador do Laboratório de História Política e Social (LAHPS/UFJF); membro do Grupo de Pesquisa 'História das Direitas e do Autoritarismo' (UFF/CNPq); investigador associado da Rede Internacional de Investigação 'Direitas, História e Memória'; membro do Diretório de Investigadores 'L@s Derecha-log@s' (Universidad Nacional de General Sarmiento) e professor de História na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (SMED-POA). Interesses de pesquisa: História da Alimentação; História da Saúde; História Contemporânea; Nacionalismos; Direita Radical; Teoria e Metodologia da História; Educação. -
Fábio Luis da Silva Maia
Formação: Mestrado
Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Especialização Lato Sensu em Administração da Produção com ênfase na Qualidade Total pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005). Atualmente é Professor de Graduação do Departamento de Administração e Engenharia de Produção da Universidade La Salle em formato presencial e online. Professor conteudista EaD, com larga experiência como professor formador e produtor de conteúdos. Tem experiência na área de Administração e Engenharia de Produção atuando principalmente nos seguintes temas:: Teorias Organizacionais, Organização e Processos Organizacionais, Logística Empresarial, Supplay Chain Managment, Gestão de Operações, Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional, Gestão da Produção e Materiais, Gestão de Projetos e Gestão da Inovação Tecnológica.
-
Hilaine Gregis
Formação: Doutorado
É graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Literatura e Latim, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Desde 2002, trabalha como professora da Universidade La Salle (Unilasalle), tendo também atuado em escolas de ensino fundamental e médio, cursos pré-vestibulares e cursos de formação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Tem experiência como docente de graduação e pós-graduação, nas áreas de Língua Portuguesa (cursos diversos), Letras e Pedagogia, com ênfase nos seguintes campos: Linguística, Latim, Produção Textual, Fonologia e Morfologia do Português e Aquisição da Linguagem. Coordenou o Projeto PIBID/Letras no Unilasalle de 2013 a 2018 e atualmente coordena o Projeto Residência Pedagógica (Capes).
-
José Antônio Gerzson Linck
Formação: Doutorado
Graduado em Direito, Mestre e Doutor em Ciências Criminais pelo Programa de de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUC-RS, onde também realizou estágio Pós-Doutoral. Advogado e Professor de Direito Processual Penal e Prática Penal no Curso de Direito da Universidade La Salle. Autor dos livros ;A Criminologia nos entre-lugares: diálogos entre inclusão violenta, exclusão e subversão contemporânea; Criminologia Cultural e Rock; e Holocausto Urbano: Estudos de criminologia e rap;, entre outras publicações. Pesquisador no campo das ciências criminais e na análise de narrativas culturais sobre violência urbana.
-
Maria Alejandra Saraiva Pasca
Formação: Doutora
Doutora em Linguística Aplicada pela UFRGS (2019). Mestre em Aquisição da Linguagem pela UFRGS (2003), Especialista em Língua Inglesa pelo UNILASALLE (2000) e Bacharel em Letras Português-Inglês pela UFRGS (1995). Professora de Língua Inglesa e de Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Universidade La Salle. Coordenadora do Projeto PIBID Letras Português e Inglês na Universidade La Salle (2018-2020). Coordenadora do Projeto PIBID Letras Inglês no UNILASALLE (2014-2018). Coordenadora do Curso de Letras do Unilasalle (2012-2014). Professora Substituta de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da UFRGS (2004-2005). Tradutora Pública e Intérprete Comercial de Inglês concursada pela JUCERGS (2010). Professora de línguas estrangeiras no Colégio UNIFICADO Canoas (2010-2014). Sócia e professora de inglês e espanhol do curso livre de idiomas Mais Língua Concept em Canoas-RS (2014-2018). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de inglês como segunda língua, uso das quatro habilidades linguísticas no ensino das línguas estrangeiras, inteligências múltiplas, aprendizagem de L3.
-
PATRICIA DA COSTA MACHADO
Formação: Doutorado
Professora da Universidade La Salle -Canoas. Doutora e Mestre em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Período de doutorado sanduíche realizado em 2018 na Universidad de Buenos Aires. Bacharel em em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012 e 2017). Advogada inscrita na OAB/RS n. 70.412, com atuação profissional na área cível.