Mestrado

Profissional e Acadêmico

Turno

Noite

O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPG-MSBC) tem como missão, a promoção da pesquisa, da construção e da socialização de conhecimentos; a formação de recursos humanos com competências e habilidades para o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação, a gestão e o desenvolvimento de produtos, de processos e de serviços, nas áreas da memória social e da cultura, visando à melhoria dos índices de desenvolvimento humano e atingindo demandas locais, regionais e do país. Sua visão importa em ser, em 2025, um Programa reconhecido pela excelência na formação de mestres e doutores, com impacto na sociedade e inserção local, regional e nacional, com vistas à internacionalização.

A organização acadêmica do Programa se estrutura por meio de uma área de concentração – Estudos em Memória Social – com os projetos de pesquisa, de extensão e interinstitucionais, bem como produção intelectual, técnica e artística dos seus docentes e discentes, distribuídas por três linhas de pesquisa: Memória, Cultura e Identidade, Memória e Linguagens Culturais e Memória, Cultura e Gestão.

Sua composição dá-se a partir de dois cursos distintos:

a) Um Mestrado Profissional, cujo diploma autoriza o titulado a atuar no Ensino Superior. Sua vantagem em relação a um curso acadêmico é a ênfase no impacto social da pesquisa científica, isto é, para além de uma dissertação, o Mestre Profissional gera uma série de produtos técnicos que repercutem imediatamente na sociedade – em organizações, instituições, empresas, etc. Trata-se, portanto, de um processo de formação que enfatiza a inserção profissional do titulado.

b) Um Doutorado que enfatiza a pesquisa voltada para a esfera acadêmica. Trata-se de uma etapa de formação que leva o titulado tanto a atuar em cursos de Graduação, em Programas de Pós-Graduação no País e no exterior, em organizações, instituições, empresas, etc.

A iniciativa de criação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais resultou das experiências acadêmicas e profissionais de pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade, da inserção social e cultural da Unilasalle em âmbito local, regional, nacional e internacional, como também, da determinação de sua Mantenedora e Reitoria, no sentido de expandir a pós-graduação stricto sensu, expressa no Plano de Desenvolvimento Institucional. Em 2008 a Capes recomendou o Programa o qual teve seu início em março de 2009, com o Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais. O reconhecimento deu-se pela portaria No. 590, de 18 de Junho de 2009/MEC. Em 2014, em virtude da excelência acadêmica do Mestrado Profissional do PPG-MSBC autorizou a criação de um Doutorado Acadêmico, que mantém sua inspiração na ênfase do impacto social da pesquisa de docentes e discentes do Programa. Trata-se de um caso exemplar, no Brasil, de um PPG que faz a ponte entre a Universidade, Governo, Organizações e Sociedade.

O Edital do Processo de Seleção para ingresso no Programa, geralmente, é publicado a partir dos meses de maio e setembro de cada ano. Editais para a seleção de bolsistas para o PROSUC da CAPES, bolsas da FAPERGS e bolsas da própria Universidade são publicados sempre que essas bolsas são disponibilizadas.

1. Go to english version

(51) 3476.8569 e (51) 3476.8770
Whatsapp: (51) 996351499

Horário de Atendimento:
De segunda à sexta-feira das 09h às 12h e das 13h às 18h.