Menu

Mestrado

12 a 24 meses

Doutorado

24 a 48 meses

Modalidade

Profissional e Acadêmico

Turno

Noite

O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPG-MSBC) tem como missão, a promoção da pesquisa, da construção e da socialização de conhecimentos; a formação de recursos humanos com competências e habilidades para o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação, a gestão e o desenvolvimento de produtos, de processos e de serviços, nas áreas da memória social e da cultura, visando à melhoria dos índices de desenvolvimento humano e atingindo demandas locais, regionais e do país. Sua visão importa em ser, em 2025, um Programa reconhecido pela excelência na formação de mestres e doutores, com impacto na sociedade e inserção local, regional e nacional, com vistas à internacionalização.

A organização acadêmica do Programa se estrutura por meio de uma área de concentração – Estudos em Memória Social – com os projetos de pesquisa, de extensão e interinstitucionais, bem como produção intelectual, técnica e artística dos seus docentes e discentes, distribuídas por três linhas de pesquisa: Memória, Cultura e Identidade, Memória e Linguagens Culturais e Memória, Cultura e Gestão.

Sua composição dá-se a partir de dois cursos distintos:

a) Um Mestrado Profissional, cujo diploma autoriza o titulado a atuar no Ensino Superior. Sua vantagem em relação a um curso acadêmico é a ênfase no impacto social da pesquisa científica, isto é, para além de uma dissertação, o Mestre Profissional gera uma série de produtos técnicos que repercutem imediatamente na sociedade – em organizações, instituições, empresas, etc. Trata-se, portanto, de um processo de formação que enfatiza a inserção profissional do titulado.

b) Um Doutorado que enfatiza a pesquisa voltada para a esfera acadêmica. Trata-se de uma etapa de formação que leva o titulado tanto a atuar em cursos de Graduação, em Programas de Pós-Graduação no País e no exterior, em organizações, instituições, empresas, etc.

A iniciativa de criação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais resultou das experiências acadêmicas e profissionais de pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade, da inserção social e cultural da Unilasalle em âmbito local, regional, nacional e internacional, como também, da determinação de sua Mantenedora e Reitoria, no sentido de expandir a pós-graduação stricto sensu, expressa no Plano de Desenvolvimento Institucional. Em 2008 a Capes recomendou o Programa o qual teve seu início em março de 2009, com o Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais. O reconhecimento deu-se pela portaria No. 590, de 18 de Junho de 2009/MEC. Em 2014, em virtude da excelência acadêmica do Mestrado Profissional do PPG-MSBC autorizou a criação de um Doutorado Acadêmico, que mantém sua inspiração na ênfase do impacto social da pesquisa de docentes e discentes do Programa. Trata-se de um caso exemplar, no Brasil, de um PPG que faz a ponte entre a Universidade, Governo, Organizações e Sociedade.

O Edital do Processo de Seleção para ingresso no Programa, geralmente, é publicado a partir dos meses de maio e setembro de cada ano. Editais para a seleção de bolsistas para o PROSUC da CAPES, bolsas da FAPERGS e bolsas da própria Universidade são publicados sempre que essas bolsas são disponibilizadas.

  1. Go to english version
  2. Facebook
  3. Instagram

Informações do PPG

INFORMAÇÕES DO CURSO DE MESTRADO

INFORMAÇÕES DO CURSO DE DOUTORADO

Ingresso

Investimento Mestrado

  1. CLIQUE AQUI E CONSULTE VALORES PARA ALUNOS REGULARES
  2. CLIQUE AQUI E CONSULTE VALORES PARA ALUNOS ESPECIAIS 

Investimento Doutorado

  1. CLIQUE AQUI E CONSULTE OS VALORES PARA ALUNOS REGULARES
  2. CLIQUE AQUI E CONSULTE OS VALORES PARA ALUNOS ESPECIAIS

Produções do Programa

Observatórios e Museus

Contato e Secretaria

Coordenação:
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Patrícia Kayser Vargas Mangan
E-mail:  patricia.mangan@unilasalle.edu.br

Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais
E-mail: secretariappg@unilasalle.edu.br

Telefones: 
(51) 3476.8569 e (51) 3476.8770
Whatsapp: (51) 996351499


Horário de Atendimento:
De segunda à sexta-feira das 09h às 12h e das 13h às 18h.

Entre em Contato