Menu

Introdução

A produção cientifica realizada pelas IES tem se mostrado cada vez mais importante para a sociedade, em especial as voltadas para a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento de novas tecnologias. Com um olhar focado nessas necessidades a Unilasalle Canoas possibilita aos seus acadêmicos a participação no Programa de Iniciação Científica da Instituição, no qual os alunos têm a oportunidade de desenvolver diversas habilidades, como: escrita acadêmica, sistematização de ideias, entre outras.

O acadêmico pode se inserir em projetos de pesquisa de qualquer área, desde que possua os requisitos mínimos estipulados pelo coordenador do projeto, conforme a disponibilidade de vagas.

O acadêmico desempenhará atividades conforme as orientações do coordenador do projeto, como pesquisa bibliográfica (artigos e livros), pesquisa de campo (questionários, entrevistas), etc. Além disso, deverá entregar, no final de cada semestre letivo, o relatório das atividades desempenhadas durante o semestre na Secretaria de Pesquisa.

  1. Diretrizes de Pesquisa

APE - Acadêmico Pesquisador Especial

Nesta modalidade o Acadêmico deverá dispor de no mínimo 8h semanais, não possuindo nenhuma restrição para sua participação, podendo ingressar a qualquer momento (até 30 dias antes do fechamento do semestre) esta modalidade concede ao aluno horas complementares.

ABI - Acadêmico Bolsista Interno

Nesta modalidade o Acadêmico deverá dispor de, no mínimo, 12h semanais, não poderá receber nenhum tipo de desconto superior a 20%*, benefício, bolsa estudantil ou possuir financiamento. Para ingressar por essa modalidade, o acadêmico deverá se inscrever em Edital (aberto no início de cada semestre). Nesta modalidade, o acadêmico aprovado passa a receber 20% de desconto em suas mensalidades.

*Caso o acadêmico receba desconto inferior a 20% o desconto pode ser substituído pelos 20% concedido pela bolsa.

ABE - Acadêmico Bolsista com Fomento Externo

Nesta modalidade o Acadêmico deverá dispor de, no mínimo, 20h semanais, não poderá receber benefício de outro órgão de fomento externo (CNPq, FAPERGS) e não poderá possuir vínculo empregatício.

Para ingressar por essa modalidade, o professor deverá indicar o aluno para o processo de seleção, realizado por Edital (conforme disponibilidade de bolsas). Nesta modalidade, o acadêmico aprovado, passa a receber remuneração de órgão externo à Instituição no valor de R$400,00.

PIBIC- EM Bolsa Iniciação Científica para o Ensino Médio

Nesta modalidade o objetivo é desenvolver nos estudantes de ensino médio o interesse pela pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e complementar à sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas, sob a orientação de professor pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada na Unilasalle. Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de ensino médio no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados.

CNPq PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio) O aluno do ensino médio de escola pública deverá dispor 5 horas semanais e realizar a Pesquisa com um(a) professor(a) da UNILASALLE, o aluno aprovado, passa a receber remuneração de órgão externo à Instituição no valor de R$100,00.

Contato e Secretaria

E-mail:
pesquisa@unilasalle.edu.br

Secretaria:
Suzana Leal Cirino
Vanessa Kerczkiuski de Cristo

Telefones:
(51) 3476.8698; (51) 3476.8708

Horário de Atendimento:
De segunda à sexta-feira das 09h às 12h e das 13h às 20h.


Entre em Contato