O Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Sociedade Porvir Científico, Prof. Me. Irmão Edgar Genuíno Nicodem, visitou a Universidade La Salle ao longo desta terça-feira. Na primeira hora da manhã, o Provincial esteve reunido com a reitoria da Universidade. Estavam presentes no encontro o reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Ir. Cledes Casagrande e a Pró-Reitora de Graduação, Prof.ª Dr. ª Vera Lúcia Ramirez. Em um segundo momento, ainda pela manhã, foram recebidos também os diretores da Instituição. Estavam presentes o Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, Prof. José Alberto Antunes de Miranda, o Assessor de Comunicação Institucional, Prof. Me. Luís Carlos Danesi, a Diretora de Pós- Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof.ª Dr.ª Patrícia Kayser, o Diretor Administrativo, Patrick Ilan Schenkel Cantanhede, o Diretor de Graduação, Prof. Dr. Daniel Sperb, e o Diretor de Marketing, Cleiton Bierhals Decker.

Essa é a primeira visita do Provincial desde que o Centro Universitário La Salle se tornou Universidade. “A ideia nessa nova etapa é estreitar os laços com a comunidade e das respostas as demandas da sociedade. Temos pela frente um futuro de esperança e de muitos desafios”, definiu o Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Prof. Me. Irmão Edgar Genuíno Nicodem. O reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, compartilha da opinião de que agora, com a nova titulação, aumentam também as responsabilidades: “Agora por sermos Universidade, vamos receber desafios ainda maiores em nível de rede. Teremos uma atuação ainda mais qualificada com o status de Universidade, tanto na formação de professores, quanto em outras parcerias. Um dos exemplos é o Ensino a Distância, que vai ocorrer em espaços compartilhados com outras mantidas pela Rede La Salle”, explica.

Durante a tarde o Provincial realizou uma visitação às Clinicas Unilasalle e a Sala Google. Após participou, no Auditório Bruno Ruedell, de diálogos com os colaboradores técnico-administrativos. Em sua fala, Irmão Edgar Nicodem comparou a expansão de Centro Universitário para Universidade, ao processo de ampliação dos trabalhos de São João Batista de La Salle, quando decidiu abrir escolas também em Paris. Citou que surgiram novos desafios e alguma dificuldades, mas tudo pode ser superado: “O momento é desafiador e por isso precisamos de gestores qualificados e de uma equipe significativa”, explicou.

Após o Provincial se reuniu com as Coordenadorias de Área, dos Cursos de Graduação, De Mestrado e Doutorado e do EAD. Nesse momento, o Reitor da Universidade destacou a trajetória do Irmão Provincial ligada a internacionalização: “É um homem ligado a internacionalização. Ele fez o Mestrado em Roma e antes de ser nomeado Provincial foi Conselheiro da Região Latino-Americana Lassalista (RELAL). Por isso tem uma visão marco, que pode contribuir muito para o nosso aprendizado”, detalhou o reitor.

Também ocorreu uma conversa com os alunos bolsistas, representantes do Diretório Central de Estudantes e dos Diretórios Acadêmicos de Cursos. O Provincial destacou a importância de estar próximo dos estudantes: “Se não escutarmos os destinatários primordiais da nossa proposta como Universidade a situação fica muito complicada. E vocês, representantes do DCE e DA’s fazem um trabalho essencialmente lassalista de conversar e animar seus colegas”, comentou.

A galeria com as fotos pode ser vista aqui.