Os hábitos alimentares dos povos indígenas. Este foi o tema que uniu acadêmicos do Unilasalle Canoas com os da Universidade La Salle México. Uma videoconferências aconteceu nesta quarta-feira, dia 26/10, e integrou a aula de História da América I. A ideia teve início quando a Profª Dra. Ana Maria Sosa González visitou a instituição no México e através de contatos com os professores de lá, decidiu organizar uma aula conjunta com nossos alunos de ambas instituições.

Durante a noite, o debate foi sobre os hábitos alimentares (os tradicionais e os atuais) de povos indígenas focando em estudos de caso. “Os alunos da disciplina História de América do Unilasalle têm investigado sobre os guaranis e apresentarão uma série de hábitos alimentares tradicionais que tem sido afetados e modificados como consequência da industrialização, da falta de terras disponíveis para suas plantações, da necessidade de dedicar mais tempo à produção de artesanato para poder manter suas comunidades, entre os motivos mais importantes”, destacou a professora. Ana Maria ressaltou a riqueza do debate pois o alimento é algo essencial para existência de qualquer pessoa, mas através dele é possível perceber muitos traços da cultura de cada povo.