Vamos falar de carreira de sucesso? Nesse sábado (1/09), seis alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio mostraram que nunca é cedo demais para pensar no assunto. Eles foram devidamente reconhecidos pelo seu desempenho na Olimpíada de Matemática da Universidade La Salle, premiados com a possibilidade de integrar o Clube de Matemática da Instituição e, de quebra, concorrer à bolsas de estudos para diferentes cursos.

O pódium foi formado por três vencedores do Nível I (do 9º ano do Ensino Fundamental ou no 1º e 2º ano do Ensino Médio e três do Nível II (do 3º ano do Ensino Médio ou com Ensino Médio Completo). A partir de agora, eles poderão participar dos encontros do Clube de Matemática, que acontecem duas vezes por mês na Universidade.

Clube de Matemática

As boas notícias da Olimpíada de Matemática não terminam por aí. Além dos seis vencedores, os outros 60 classificados também poderão participar dos encontros de estudos. Tudo isso de forma gratuita. “O Clube é um espaço para seus filhos aprofundarem os seus conhecimentos, onde poderão tirar as suas dúvidas e perguntar sem medo de censuras”, destacou a Profª. Drª. Rute Henrique da Silva Ferreira, uma das organizadoras do projeto, aos pais que acompanharam a premiação.

O Clube tem como objetivo lapidar e potencializar os conhecimentos esses gênios das Ciências Exatas por meio de atividades de raciocínio lógico diversificadas. O intuito é que aprendam, sim, mas que também desafiem seus próprios conhecimentos, compartilhem e promovam o crescimento conjunto dos integrantes.

Bolsas de estudo

Todos os participantes passarão por três meses de desafios e atividades. No início do mês de dezembro, eles realizarão uma prova contendo 10 questões discursivas. A prova será corrigida por uma comissão de professores de matemática.

Os primeiros colocados no Nível I ganharão bolsas parciais para concluir o Ensino Médio no Colégio La Salle Canoas, La Salle Esteio ou La Salle Niterói, desde que não ocorra reprovação. Já os dois primeiros colocados no Nível II receberão bolsas parciais para um curso de Graduação na Universidade.

Os detalhamentos desse processo podem ser conferidos no edital.

Vencedores da Olimpíada de Matemática 2018

Essa edição, além de reconhecer o desempenho dos alunos, também prestou homenagem ao professor que engajou e inscreveu mais estudantes no concurso. Quem levou esse prêmio foi a Profª. Lisiane Vanessa Murlick Bertoluci, do Colégio La Salle Canoas.

O Prof. Dr. Paulo Roberto Vargas, Coordenador do curso de Matemática na Instituição, participou do momento da entrega das melhadas juntamente com a Profª. Rute.

Confira os vencedores dessa edição da Olimpíada:

Nível I

1º lugar: Marina de Campis Pilatti, Colégio La Salle Pão dos Pobres. Prof. Bruno Corrêa
2º lugar: Lucas Schmitz Paim, Colégio La Salle Canoas. Profª. Marilia Silveira
3º lugar: Caroline da Silva Knob, F. E. T. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Profª. Camila Roberta Ferrão

Nível II

1º lugar: Caue Zinn Farias, Colégio La Salle Niterói. Prof. José Ricardo Cardoso
2º lugar:  Fabrício André da Silva Duarte, E. E. E. M. Bento Gonçalves. Profª.  Alexsandra
3º lugar: Gabriel Montagner Soares, E. E. E. M. Barão do Amazonas. Profª. Cristiane Lorenzon.