Já pensou se alunos de cursos técnicos de uma Escola Estadual tivessem a oportunidade de organizar um evento dentro de uma universidade? Para os alunos da Escola Bento Gonçalves, de Canoas, isso é uma realidade. Iniciou na segunda-feira (11) e encerra amanhã (13) o 4º TecnoBento, tradicional evento da escola, agora realizado na Universidade La Salle.

“A Universidade entra com a coparticipação nesse projeto, que tem como objetivo oferecer a experiência de vivência na universidade aos estudantes da escola, com professores e alunos de Ensino Superior. Isso acontece num evento organizado por eles, durante uma programação que contempla conhecimento teórico e prático”, explica Carolina Machado, do setor de Relacionamento, que acompanha a iniciativa.

O tema central, que norteou todas as atividades, foi “Cenários e Perspectivas do Mercado de Trabalho”. Dentro disso, já na segunda-feira, “as grandes mudanças no mundo globalizado” foram trazidas em mesa redonda com a presença de representantes da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços – CICS, de Canoas, abrindo os trabalhos dos três dias de evento.

Na noite de hoje (12), aconteceram dois momentos principais: os estudantes participaram da palestra ministrada por Karine Burtet, psicóloga do setor de Relacionamento da Universidade, Profa. Lília Sabrina Cunha, da Área de Gestão e Negócios, e pelas egressas do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade, Ana Paula Oliveira Zajkowski e Carlita Gonçalves. O formando Maico Ricardo dos Santos Bernardes, do curso de Administração também participou do momento. O assunto da vez foi “Planejamento de carreira: Inspirações para o mercado de trabalho”.

As palestrantes falaram sobre as suas trajetórias e como fizeram para identificar e aproveitar as oportunidades que construíram ao longo de suas carreiras. “Nem sempre as oportunidades aparecem quando nos julgamos prontos para elas. Por isso, a gente precisa ter coragem de ‘suar os sovacos’ e subir nos cavalos das oportunidades quando eles passam”, declarou Lília.

O outro momento foi reservado para colocar o conhecimento em prática.   Os alunos foram organizados em equipes para explorar seus lados criativo e inovador na Maratona de Design e Negócios.

Desse movimento surgiram ideias de startups, sob a orientação de professores da Área de Gestão e Negócios, do Prof. Dr. Jefferson Marlon Monticelli, assessor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, além de membros da CICS, que também fizeram parte desse time.

Essas ideias empreendedoras serão apresentadas em formato de Pitch a uma banca avaliadora amanhã, no último dia de evento, encerrando a programação.