Que o lugar das mulheres é onde elas quiserem a gente já sabe! Mas porque elas ainda são minoria no mundo da TI (Tecnologia da Informação)? Inconformadas com esse cenário duas mulheres polonesas criaram a Django Girls, uma organização não-governamental internacional, que promove eventos que buscam ensinar mulheres mais sobre o mundo da programação para produção de websites. Nos dias 4 e 5/05 a Universidade La Salle, em Canoas, vai sediar o primeiro Django Girls Canoas. “O nosso público alvo são mulheres que já saibam mexer com um computador, como navegar na internet ou mandar e-mails, mas não precisa ter noção de programação. A equipe organizadora tem um compromisso com a diversidade e por isso também abraçamos a vinda de mulheres trans e pessoas não binárias”, explica a organizadora, Bruna Jacom. Ela participa de um grupo de voluntárias que recebeu da ONG Django Girls o direito de realizar a edição de Canoas. O evento é totalmente gratuito e contará com palestras e momentos práticos, orientados por profissionais da área, com o objetivo de despertar o interesse na área para que as participantes possam continuar aprendendo mesmo após o Django Girls. As atividades iniciam as 18h30 da sexta-feira e acontecem pela manhã e à tarde, no sábado.

Ainda há vagas para mulheres com surdez ou cegas

As inscrições do evento ainda estão abertas para mulheres surdas, com perda auditiva parcial e para mulheres cegas. “Nosso objetivo com a edição de Canoas, era poder abrir as portas para mulheres que ainda não conseguíamos atender e subirmos um degrau na questão de acessibilidade. Convidamos, inclusive, uma desenvolvedora cega para palestrar e que também se dispôs a auxiliar as participantes durante o tutorial”, explica Bruna. A Universidade conta com piso tátil e o evento vai garantir intérprete de libras, computadores com leitor de tela instalado, fornecimento de fone de ouvido, entre outros itens de acessibilidade.

Interessadas em participar podem entrar em contato pelo email: canoas@djangogirls.org