Um dia para colocar o conhecimento a serviço da comunidade canoense. Foi assim o sábado de calor para mais de 150 voluntários que fizeram o evento “Unilasalle e Rede La Salle na Comunidade” acontecer. Com inúmeras atrações gratuitas e de cunho social, o evento aconteceu no Centro de Pastoral La Salle, no bairro Niterói, em Canoas. Durante a abertura do evento, o Pró-Reitor de Administração do Unilasalle, Prof. Me. Renaldo de Souza destacou que o evento já é tradicional no calendário da instituição como Dia da Responsabilidade Social, mas que no ano em que o Unilasalle completa 40 anos a comemoração foi ainda maior, contando com o apoio da Fundação La Salle, do Centro de Pastoral La Salle, do Colégio La Salle Niterói e La Salle Canoas.

Quando os portões do Centro de abriram, a comunidade local tomou conta dos mais de 20 serviços e oficinas gratuitos. Entre as mais movimentadas estiveram as de cadastro de currículos, corte de cabelo, manicure e orientação vocacional. As quatro áreas as quais os cursos do Unilasalle são divididos estiveram presentes, como no caso da oficina de educação financeira, ministrada pelos acadêmicos Rafael Renz, de Administração, Rafat Zarruq e Tiago Goettens, de Ciências Econômicas. Os alunos contaram que a ideia era de trazer algo útil para a comunidade e dividir o conhecimento de como controlar os gastos. A mesma divisão de conhecimento aconteceu nas oficinas de fabricação de sabão caseiro, de álcool gel e na oficina de prevenção contra o uso de drogas, em que professores e acadêmicos fizeram uma simulação de um dependente químico em recuperação, permitindo a interação do público e despertando o interesse dos jovens. Tal projeto já vem sendo realizado em escolas com o mesmo intuito de conscientização para os riscos das drogas.

As acadêmicas de Psicologia Vanessa Schulz Wurding e Adriana Benetti relataram que escolheram o evento para somar suas horas complementares e se surpreenderam com o tamanho da atividade. “É gratificantes ver que o nosso conhecimento pode contribuir com as pessoas e que elas realmente procuram o serviço e ele é útil”, afirmou Adriana. Veridiana Rosa dos Santos foi uma que aproveitou o sábado de sol para confeccionar seu currículo. Ela e o irmão são moradores do bairro Niterói e estava passando pelo local quando resolveram conferir o evento. “Foi proveitoso, sim. Fiz meu currículo e agora vou conferir o que mais tem de bom aqui”, relatou.

Além das oficinas e serviços, quem passou pelo evento pôde se inscrever no vestibular do dia 15/12 com 50% no valor da inscrição. O Unilasalle e Rede La Salle na Comunidade contou também com o apoio do Sesc que esteve presente com a BiblioSesc, uma biblioteca sobre rodas que tem à disposição, para empréstimo, mais de 3 mil obras.

Confira aqui as imagens desta tarde.