O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF - recebeu nesta quinta-feira (16/12) da Federação de Empresas Juniores do Rio Grande do Sul (FEJERS) o prêmio de primeiro lugar em boa prática de extensão do Brasil, entre 181 propostas inscritas. O reconhecimento é concedido através do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), cujo objetivo é dar espaço às instiuições que estão tendo sucesso na potencialização do empreendedorismo, em diferentes dimensões analisadas. A Fejers é ligada à Brasil Júnior, confederação brasileira de empresas juniores, que representa mais de 28 mil jovens empreendedores de 1.300 organizações sem fins lucrativos.

Para a concessão da nota são avaliados por uma banca os critérios de replicabilidade, clareza, resultado e inovação, além da capacidade de internacionalização, infraestrutura e atração de capital financeiro. A edição de 2021 foi lançada no último dia 8 de dezembro na Câmara dos Deputados, em Brasília. Desenvolvido junto à Receita Federal de Novo Hamburgo, o NAF presta assessoria contábil e fiscal gratuita para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo e é o primeiro em Canoas a oferecer serviços por meio de alunos capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal: “O NAF nasceu durante a pandemia e é um processo que os contribuintes precisam acreditar pois enviam para a gente informações particulares e muitos estão voltando para um segundo atendimento e isso só reforça que o trabalho está sendo bem feito.”, comemorou a coordenadora do Núcleo, Profa.Me. Patrícia Motta, ressaltando a importância desta interação com a comunidade para a formação crítica dos estudantes: “O aluno se vê reconhecido. Estar numa universidade reconhecida nacionalmente por um projeto de extensão, que é o ‘viver para aprender’ que a gente diz, a extensão traz isso, não só o conhecimento técnico, mas o aluno primeiro interpreta pra depois solucionar.”

O reconhecimento foi entregue pela Presidente da FEJERS, Carolina Vinsch, que destacou a avaliação como parte do reconhecimento das Universidades como o principal meio de cultura e desenvolvimento de empresas juniores, cuja natureza é ser formada e gerida por acadêmicos, articulando instituições de ensino superior e mercado: “Temos um propósito muito claro: formar, por meio da vivência empresarial, lideranças capazes e dispostas a transformar o Brasil e pra gente falar dessa transformação precisamos falar de educação. Ter uma universidade participando de iniciativas como essa mostra esse primeiro passo da cultura empreendedora e a Unilasalle participando disso está conseguindo mostrar como está cada vez mais se desenvolvendo nesse sentido.”, destacou.

Também participou do encontro a Gestora-Executiva da Agência de Inovação e Desenvolvimento da Unilasalle, Profa. Dra. Ingridi Bortolaso, para quem o prêmio é um indicador de conquistas e metas da Universidade no que tange ao desenvolvimento de inovação e tecnologia: “No ano de 2021, nós começamos a participar de vários fóruns para que pudéssemos fazer um diagnóstico do empreendedorismo dentro da Universidade e assim atualizar, melhorar e aprimorar nossos planos de trabalho com vistas a nos tornamos uma universidade empreendedora. Então, essa participação nesse ranking serviu de aprendizado para a gente identificar pontos de melhoria e satisfação que são projetos de extensão que investimos muito.”

1. Conheça o NAF