O relatório final da avaliação in loco realizada pelo Ministério da Educação (MEC) no Unilasalle Canoas, entre os dias 07 e 09/12, foi recebido nesta terça-feira, dia 13/12. Em uma escala de 1 a 5, o Unilasalle Canoas recebeu o conceito institucional 4, que simboliza um importante passo no caminho para se tornar universidade. “A nota quatro é o resultado do trabalho de todas as equipes na busca da excelência e nos traz credibilidade e vantagem competitiva. Vencemos grande parte das etapas deste grande processo e agora aguardamos aproximadamente um ano até que a portaria oficialize a condição de universidade” considera o Reitor, Prof. Dr. Paulo Fossatti.

O relatório foi composto por cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física. Todos os eixos foram avaliados como “muito bons” e o último, de Infraestrutura, como “excelente”.  “É o sinal da evolução e excelência não só do ensino, mas de todos os processos institucionais”, comentou a Pró-Reitora de Graduação, Prof. Dr. Vera Ramirez.

Os próximos passos agora dependem de trâmites que envolvem a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Ser universidade

Depois de confirmado o credenciamento como universidade, o Unilasalle Canoas terá mais autonomia como instituição de ensino e acesso a editais e parcerias nacionais e internacionais. O status de universidade amplia o campo de atuação da instituição, confirmando um amadurecimento institucional e excelência acadêmica.