Chrystian Ariel Luft Balem acabou de se formar em Publicidade e Propaganda. Agora, ele busca oportunidades de se encontrar na área e no mercado. Quem sabe, aperfeiçoando alguma das antigas ideias que estão no papel. Viviane Ferronato é funcionária pública e tem um pequeno negócio no ramo de artesanato que deseja expandir, seguindo ou não os rumos que vem traçando. O que Chrystian e Viviane têm em comum, além do desejo de empreender? Ambos participaram do Startup Weekend Canoas, nesse final de semana (de 5/4 até 7/04), na Universidade La Salle.

Junto com dezenas de outros aspirantes do mundo das ideias inovadoras, eles imergiram no evento que propôs a criação de um negócio a partir do zero, em 54 horas. Além, é claro, de gerar um ecossistema empreendedor. “O SW Canoas promove um ambiente seguro de trabalho para compartilhar ideias diversas e sem preconceitos. Uma oportunidade para criar negócios, fomentar o network e sair com novos projetos e provocações”, afirmou o facilitador do evento Iam Romano, na abertura. Falando em nome da Universidade La Salle, que acolheu a primeira edição do SW Canoas, o Reitor Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, foi certeiro: “Sintam-se em casa, porque a nossa Universidade é como esse evento; temos a inovação e o empreendedorismo como eixos transversais de todas as nossas atividades, no nosso DNA. Mais do que um currículo, nós incentivamos a construção de portfólio qualificado a partir de projetos que surgem em sala de aula, das interações e experiências acadêmicas e profissionais”, salientou.

Confira os melhores momentos

Mão na massa

Os participantes foram logo avisados que a maratona seria intensa e, de fato, não tiveram muita folga. Após compartilharem suas ideias, ainda na primeira noite, foram organizados em equipes e receberam as primeiras tarefas para criarem as suas startups. Para otimizar o trabalho e terem os melhores resultados possíveis, contaram com a mentoria de profissionais que são referência no mercado e na academia. Eles estiveram lado a lado de seus aprendizes durante todo o SW Canoas dando dicas, orientando e dividindo os conhecimentos adquiridos nas suas experiências.

Equipe nEarby foi a vencedora

Com a proposta de uma plataforma que reúne e conecta intérpretes de LIBRAS e empresas ou pessoas que necessitem do serviço, a equipe nEarby foi a vencedora. “Começamos com uma ideia de app para dicas de viagem, mas quando o Bruno (surdo integrante do grupo) relatou as suas dificuldades para se comunicar em viagens, nosso foco tomou outro rumo. Entramos no problema dele e começamos a pensar de que forma poderíamos tornar a vida dele melhor na sociedade”, relata Mateus Arbo Martins da Silva, um dos participantes. A partir do debate a equipe percebeu que existe uma distância entre os interpretes e a comunidade em geral. Por isso a solução proposta aproxima esses públicos. “Como os prêmios envolvem incubação no LaSalle e mentorias com aceleradoras, vamos desenvolver o projeto e continuar essa caminhada. Estaremos no segundo semestre participando do Canoas Startup Show”, completa Mateus. Além dele, integram o grupo Bruno Souza Much, Michel da Rosa Alves, Bruno Dias do Carmo, Fabrícia Griffante, Erika Passos Loureiro Garcia, Jonathan Sabatino Ribeiro, Roberto Santana da Silva, Filipe de Oliveira de Freitas e Joanês Junior.