O mês de setembro tem muitas cores. Além do colorido das flores que abrem com a chegada da Primavera, as cores que ilustram o nono mês do ano são repletas de significados, entre elas, a azul. Setembro Azul tem se fortalecido na Universidade La Salle como um movimento que busca reconhecer as conquistas da comunidade surda.

Durante o mês, aconteceram atividades de conscientização, aprendizado e inclusão. Além das capacitações, os participantes contaram com uma palestra que apresentou o caso da Escola Municipal Prefeito João Freitas Filho com o Projeto Polo Bilíngue, de Sapucaia do Sul.

“A matrícula de um aluno surdo em meados dos anos 2000 nos motivou a ver a educação por uma outra ótica. Foi o início de uma desconstrução daquilo que já tínhamos para aquilo que queríamos alcançar: uma escola inclusiva e de qualidade para qualquer estudante”, declarou Letícia Teixeira, Coordenadora da Educação Especial na Secretaria de Educação de Sapucaia.