Menu

Nessa terça-feira (07/11), foi realizado o II Seminário de Gestão Cultural e Gestão Social, uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Durante todo o dia, mestrandos e graduandos participaram de inúmeras atividades que abordaram diferentes temáticas.

Um dos pontos mais esperados da programação foi a inauguração da obra feita em mosaico retratando São João Batista de La Salle, da artista Sílvia Marcon, instalada no hall do 10º andar do prédio 15. “Essa obra foi um grande desafio. Além de ser meu primeiro mosaico sacro, envolveu um intenso processo de pesquisa sobre a personalidade. Geralmente utilizo fotografias para basear o meu trabalho, mas neste caso, precisei me apoiar nas antigas pinturas que o retratam”, explicou a artista.

Na sequência, a Diretora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Profª. Drª. Patricia Kayser Vargas Mangan, agradeceu os organizadores do evento pelo momento cultural e obra inaugurada. “Ao mesmo que foi fiel aos traços que conhecemos de São João Batista de La Salle, Silvia conseguiu imprimir a sua marca e personalidade ao trabalho. Agradecemos imensamente por terem saído das suas zonas de conforto e terem propiciado esse momento”. O Dr. Honoris Causa Ir. Edgard Hengemüle, que acompanhou a inauguração, completou: “Arte é isso, é surpreender. O artista é capaz de ver e criar aquilo que as demais pessoas não conseguem”, encerrou. Também foi aberta a exposição fotográfica de Roberta Rosa no restaurante Qoppa, localizado no mesmo andar do mosaico.

Arte urbana compartilhada

A noite foi de conversa com a Silvia Marcon. A artista falou da sua história e obra com os presentes, em especial  sobre a as intervenções em espaços públicos. A instalação de releituras da pintura Monal Lisa, de Leonardo Da Vinci, na região Metropolitana de Porto Alegre, além de murais de mosaicos coletivos, se destacaram na sua fala.  “Ocupar espaços vazios ou abandonados com arte também serve de alerta para o descaso das autoridades”, refletiu.

Entre em Contato