Estudantes e profissionais da área do Direito e das Relações Internacionais têm, no próximo sábado (03/03), a oportunidade de ouvir professores estrangeiros palestrarem sobre os temas “imigração e cosmopolitismo, criminologia e práticas penais”. Johannes Servan, da Noruega, e José Ángel Brandariz Garcia, da Espanha, estão participando da Summer School do Unilasalle Program (UP). Também participa da atividade a professora Cristina Fernandez-Bessa, da Universidade Autônoma de Barcelona. O seminário “Law & Politics Lectures: Thinking Beyond Borders” é gratuito e a atividade que encerra a escola de verão.

As palestras acontecem no Auditório Arsênio Both, da Universidade La Salle, em Canoas, a partir das 10h. O seminário é aberto ao público e não é necessário se inscrever. “O seminário no sábado é uma oportunidade para os alunos que não puderam participar da Summer School tenham um contato com os professores e com os temas explorados nas últimas duas semanas. Nesse sentido, os professores apresentarão um sumário das discussões desenvolvidas em suas respectivas disciplinas, Direito Cosmopolita e Processos Migratórios e Debates Criminológicos Contemporâneos”, explica a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Universidade La Salle, Prof.ª Dr.ª Tatiana Vargas Maia.

O evento terá tradução consecutiva e, para alunos da Universidade, equivale a 3h complementares.

Summer School Unilasalle Program

A temporada de estudos da Summer School do Unilasalle Program (UP) iniciou dia 15/02 e o programa segue os moldes internacionais das escolas de verão, que consiste em cursos de rápida duração e em formatos diferenciados durante o período de férias curriculares. Nessa etapa os professores estrangeiros ministraram duas disciplinas para alunos dos cursos de Direito e Relações Internacionais. “É uma forma de democratizar a experiência da internacionalização, principalmente para quem não tem disponibilidade ou condições financeiras para realizar mobilidade acadêmica. Também é uma maneira de oferecer novas perspectivas aos alunos, ampliando seus conhecimentos sobre os assuntos e sobre o mundo”, afirma Tatiana. O coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Daniel Achutti finaliza explicando a escolha dos temas nessa edição: “Buscamos temas que não são diretamente ou amplamente abordados nas disciplinas, como uma possibilidade de aprofundamento ou complementação à formação. Os cursos suscitam temas de relevância que tangem nacionalidades, como encarceramento e migração”, explica.