A segunda edição do Seminário Gestão Cultural e Gestão Social acontece no dia 7/11, das 13h às 22h, no Auditório Ir. Bruno Ruedell, na Universidade La Salle. O evento é promovido pela linha de pesquisa Memória e Gestão Cultural do PPG Memória Social e Bens Culturais. “Será uma oportunidade de discutir sobre gestão cultural na prática com artistas renomados, bem como sobre gestão social e temas atuais como a terceirização por exemplo”, explica a Prof.ª Dr.ª Maria de Lourdes Borges, coordenadora do evento.

A programação conta com cinco palestras, uma delas com participação de um professor diretamente de Portugal (via videoconferência), a abertura de uma exposição fotográfica e a inauguração de uma obra de arte em homenagem ao La Salle. O evento é gratuito e não é preciso se inscrever. Confira abaixo a programação completa:

Credenciamento | 13h

Comunicação 1 | 13h30min

Gestão Cultural e Gestão Social: uma interlocução possível

Dra. Maria de Lourdes Borges | Coordenadora do Evento, Professora e Pesquisadora do PPG Memória Social e Bens Culturais e coordenadora da Linha Memória e Gestão Cultural

Dr. Moisés Waismann | Professor e Pesquisador do PPG Memória Social e Bens Culturais e coordenador da Linha Memória e Gestão Cultural

Comunicação 2 | 14h

Competências e Gestão Cultural em Portugal (Videoconferência)

Dr. Paulo Alexandre Guedes Lopes Henriques  |  Professor Doutor da ISEG - Lisbon School of Economics & Management

Dra.Tamara Cecilia Karawejczyk | Debatedora

Intervalo / Coffee Break | 15h

Comunicação 3 | 15h30min

Painel sobre Gestão Cultural na prática: uma inspiração para a transformação de espaços

Aline Bueno | Gestora cultural do Vila Flores, articuladora do Projeto Vizinhança e pesquisadora do laboratório de design estratégico para inovação cultural e social da Unisinos.

Márcia Braga | Participante do grupo Bando de Barro e idealizadora e ativadora dos Projetos Vizinhança e do Café na Calçada e Simultaneidade.

Ms. Daiana Schwengber | Debatedora e Doutoranda do PPG em Memória Social e Bens Culturais  e colaboradora da Apoena.

Momento Cultural do Seminário Gestão Cultural e Gestão Social | 17h30min

Inauguração da obra de arte em homenagem ao La Salle

Silvia Marcon | Campus

Visita Guiada:

Mosaico Intervenção Urbana da artista Sílvia Marcon e "Projeto de Corpo e Alma" Roberta da Rosa de Souza.

Qoppa Restaurante (por adesão)

Comunicação 4 | 19h

Gestão Social em tempos de terceirização

Dra. Marilene Maia | Coordenadora dos cursos de especialização em "Gestão do Social" e em "Gestão da Responsabilidade Social" na Unisinos.

Intervalo / Coffee Break | 20h15min

Comunicação 5 | 20h30min

Projeto Mosaico Intervenção Urbana e Gestão Cultural

Sílvia Marcon | Artista plástica e idealizadora do Projeto Mosaico Intervenção Urbana