07/01/2019 - 10:31
Mudanças acontecem nas Pró-reitorias

O Prof. Dr. Paulo Fossatti,fsc, foi reconduzido ao cargo de reitor da Universidade La Salle, Canoas, por mais quatro anos. O Prof. Dr. Cledes Antônio Casagrande, fsc, também será mantido à frente da vice-reitoria da Universidade e na Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Casagrande assume também a partir desse ano a Pró-reitoria de Graduação.  

“Para atender esse conceito de universidade inovadora e empreendedora, algumas mudanças se fazem necessárias com objetivo de nos mantermos na vanguarda. Essas mudanças acontecem também para reforçar projetos institucionais, o nosso conceito de empreendedorismo enquanto cultura organizacional e para sermos ainda mais estratégicos”, avalia Fossatti.

Paulo Fossatti

Irmão Paulo Fossatti, natural de Quilombo-SC, ocupou a função de Vice-reitor da Universidade La Salle de 2006 a 2010, quando foi conduzido ao cargo de Reitor. Atuou como Vice-presidente, Diretor de Educação (2006-2009) e Diretor de Formação (2002-2005) da Província Lassalista de Porto Alegre. Foi Diretor da Escola La Salle Irmão Miguel (1998-2001). Atuou como professor dos colégios La Salle Canoas/RS (1992-1994), Escola Nossa Senhora de Fátima/RS (1990-1991) e colégio La Salle Peperi/SC (1989).

Fossatti é Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009), Pós-Doutor em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2011). Possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS (1999) e mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa: Inovação em Instituições de Ensino Superior por meio do desenvolvimento e uso de ferramentas de gestão. É parecerista de Revistas Científicas tais como: Ciência & Saúde Coletiva; Educação, Ciência e Cultura; Diálogo Educacional; Quaestio; Museion e Cippus. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - RS, e Reitor desta Universidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Gestão Educacional nos diferentes contextos. Possui vasta experiência na gestão de instituições da Rede La Salle no Brasil. Presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), no Brasil - Gestão 2014-2016 e Gestão 2018-2020. Em 2016, foi agraciado com a Medalha Pinto Bandeira pela Prefeitura Municipal de Canoas pelos serviços relevantes prestados à comunidade. Em 2017 recebeu o Prêmio Laney Langaro: destaque em Educação. Em 2018 lhe foi concedida a Medalha do Mérito Farroupilha, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e a Comenda Metropolitana, pelo Comando de Policiamento Metropolitano do Estado.

Cledes Casagrande

Cledes Antonio Casagrande, natural de Rondinha/RS. Foi Diretor dos Colégios La Salle São João (2008-2009) e Colégio La Salle Medianeira (2006-2007), no qual também foi Vice-Diretor (2004-2006). Atuou como professor nos colégios La Salle Medianeira (2004-2005), Escola Fundamental La Salle Sapucaia do Sul (2001-2003), Centro de Educação Básica La Salle Niterói (1998) e Colégio La Salle Esteio (1997). É vice-reitor da Universidade desde 2010.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade La Salle (2003), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI - 2008) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - 2012). Atualmente é docente no PPG em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE) de Canoas, RS. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia da educação, teorias da educação, cultura, hibridismo tecnológico, aprendizagem, práxis pedagógica, linguagem e ética.

Marcos da gestão

Entre os marcos da última gestão de Paulo Fossatti e Cledes Casagrande está a conquista do título de Universidade, alcançado em maio de 2017. Outro ponto importante foi a implantação do Ensino a Distância, projeto iniciado em 2017 e que atualmente conta com 28 polos em diferentes estados do Brasil.

Desde 2016 a Universidade La Salle é parceira da Google For Education, braço de educação da maior empresa de tecnologia do mundo. A cooperação se deu após Fossatti participar do o Simpósio Global de Educação, promovido pela própria Google em sua sede no Vale do Silício. A cooperação tem como pontos altos o uso de ferramentas Google em sala de aula, além da concessão de bolsas de estudos.

Também vale destacar a atuação do reitor e do vice-reitor como pesquisadores junto ao projeto Cátedras Scholas, programa idealizado pelo Papa Francisco com o objetivo de valorizar a Universidade e instituições de educação que mantêm programas de compromisso social com suas comunidades. Entre os projetos que já foram destacados nos congressos realizados no Vaticano estão o Tecnosocial, #HeForShe e Melhoramos Juntos.

Recentemente Fossatti foi reeleito como Vice-presidente da ODUCAL (Organização de Universidades Católicas da América Latina e Caribe) pela sub-região Brasil. Dentre as principais funções do Vice-Presidente está o fortalecimento do Trabalho em Rede das IES Católicas da América Latina e Caribe, além de animar estas instituições a se engajarem no Planejamento Estratégico da ODUCAL.

No final de 2018, a Universidade La Salle foi reconhecida pelo Ministério da Educação como a terceira melhor universidade privada do Rio Grande do Sul, a partir de avaliações realizadas desde 2015. Essa conquista também está entre os marcos da gestão atual.

Novo Pró-reitor de Administração

A Universidade La Salle também conta a partir de 2019 com um novo Pró-reitor de Administração. Vitor Benites é formado em Ciências Contábeis pela PUC-RS, possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão de Instituições de Ensino pela Universidade La Salle. Benites trabalhou na Sociedade Porvir Científico de 2002 a 2016, passando pelas atribuições de Contador Geral, Controller, Assessor de Gestão e Coordenador de Educação Superior. Agora retorna à Rede La Salle na condição de Pró-reitor de Administração. O Prof. Me. Renaldo Vieira de Souza passa a atuar como chefe de gabinete na reitoria da Universidade, volta a atuar como professor na Universidade, além de assumir a coordenação do Escritório de Projetos e Desenvolvimento Organizacional.

 

 

Cristiele Magalhães Ribeiro assume Diretoria de Graduação 

Com objetivo de qualificar ainda mais o trabalho junto aos cursos de Graduação, a Prof.ª Ma. Cristiele Magalhães Ribeiro, que até o momento atuava como Assessora Acadêmica da La Salle Business School, torna-se Diretoria de Graduação da Universidade La Salle. Cristiele é Doutoranda em Comunicação Social, mestre em Administração e Negócios – Marketing pela PUC-RS e graduada em Comunicação Social - Relações Públicas. Também atua como docente em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. O Prof. Me. Miguel do Nascimento Costa continua sua trajetória como professor da Universidade La Salle, além de assumir atribuições no departamento jurídico da Sociedade Porvir Científico. 

 

 

 



Confira a galeria de fotos e vídeos
Buscar
Seção
Área
Período
A partir de
até
Voltar