O Mestrado em Educação do Unilasalle teve sua primeira apresentação de projeto realizada totalmente em inglês nesta sexta-feira, dia 24/02. O agora Mestre em Educação, Antônio Filipe Maciel Szezecinski apresentou seu projeto de dissertação de Mestrado em Educação intitulado “English language learning: a case study concerning bilingualism” ou “Aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso envolvendo bilinguismo”. Presidida pela coordenadora do Mestrado em Educação, Profª Dra. Vera Lúcia Felicetti, a banca examinadora do trabalho foi composta pelos professores doutores Gilberto Ferreira da Silva e Leônidas Taschetto, ambos do Unilasalle, e pelas professoras doutoras Karin Dejonge-Kannan e Maria Luisa Spicer-Escalante, ambas da Utha State University, nos Estados Unidos. Com as professoras estrangeiras foi realizada uma videoconferência em que elas puderam acompanhar a apresentação do aluno e dialogar com ele. A profª Maria falou do México.

Também acompanhado pelos familiares, Antônio falou durante os 30 minutos estabelecidos sobre dados do Brasil sobre o aprendizado da língua inglesa no Brasil, de como as pessoas procuram o aprendizado ao longo da vida e a necessidade da comunicação por este idioma que continua sendo universal. O mestre conta que assim que soube da necessidade de traduzir o trabalho tomou a ideia como um construtivo desafio. “Uma das coisas que pontuamos no nosso trabalho é o fato de como na atualidade as barreiras culturais e linguísticas estão diminuindo graças a estas possibilidades, logo acredito que este trabalho se encaixou no contexto temporal que se segue ao século XXI”, destacou. Antônio é formado em História e já planeja concluir seu mestrado na Utha State University, nos Estados Unidos.

Visão internacional

O Unilasalle Canoas tem em sua visão institucional o reconhecimento pela excelência acadêmica e pela internacionalização. Não é a toa que além de ter convênio com instituições de mais de 80 países, o Unilasalle enviou vinte e dois acadêmicos para estudarem em outros países neste primeiro semestre de 2017. Os países de destino são: México, Portugal, Chile, Canadá, Espanha e Letônia.