Menu

Inovação e empreendedorismo estão constantemente em pauta na Universidade La Salle, da estratégia Institucional a metodologia aplicada em sala de aula.  Desde junho, mais um projeto que concretiza essas duas importantes palavras tem mudado a realidade de empreendedores da região: I Canoas Startup Show. Na noite de ontem, 28, os 15 negócios selecionados pelo concurso e a comunidade acadêmica participaram de um bate-papo aberto com criadores de cases de sucesso. Saiba como foi o momento e conheça mais três startups que integram o seleto grupo, na sequência da série de matérias que apresentam o time da Startup Show.

O Prof. Me. Sílvio Denicol Júnior e o membro do CDL Jovem, Norbert Treis foram os responsáveis pela mediação da conversa, que contou com a participação de Ezequiel Vedana, fundador presidente da Piipee e de Marcelo Schmidt, fundador Rocket.Chat. Duas startups de sucesso e com mercados completamente diferentes. A Piipee é uma empresa que desenvolveu um aditivo biodegradável que elimina em 100% o uso da água ao urinar em vasos sanitários. Já a Rocket.Chat é uma plataforma em código aberto para promover e facilitar a comunicação interna nas empresas, com inúmeras ferramentas.  

Essa diversidade de abordagens é uma realidade no mercado da região metropolitana. Prova disso são as 15 startups selecionadas pelo I Canoas Startup Show. Na última semana, foram apresentados três negócios completamente distintos, a Conta Ágil, Moagro e Purchase. Hoje, mais três chegam com a cara, coragem e ousadia em pensar e fazer diferente. Conheça QGuardião, Radak e Crush:

 

QGuardião

Salvar vidas. Foi esse nobre objetivo que motivou o surgimento da QGuardião, um sistema moderno para atualizar e agilizar os atendimentos. “O objetivo é que o sistema QGuardião possa contribuir significativamente para a sociedade como um todo, melhorando a sensação de segurança da população e salvando vidas”, explica Rafael Reischak, idealizador do negócio.

 

De acordo com Rafael, a ideia é que serviços de emergência podem ter acesso direto às ocorrências feitos via QGuardião, para maior eficiência e rapidez na resposta aos mesmos. Os relatórios dos serviços de emergência internacionais apontam a resposta em torno de 3 a 7 minutos (melhores do mundo), com o relato da emergência no QGuardião, passamos para no máximo 20 segundos. “Tempo é vida. Hoje os serviços de atendimentos de emergências são ultrapassados e demorados, temos que dar várias explicações e na hora de um fato de emergência normalmente estamos com estado psíquico alterado que dificulta as respostas feitas pelos os atendentes. Os relatos ficam automaticamente geo-localizado, facilitando o atendimento. Além disso, quase 80% das ligações dos serviços de emergências são trotes, pedidos de informações ou incompletas, isto praticamente eliminaríamos a zero”, detalha.

 

Radak Sul

Quem nunca passou por transtornos causados por pane elétrica ou equipamentos queimados no meio da utilização? Aquele banho gelado no auge do inverno, porque o chuveiro estragou, não se esquece tão fácil. A máxima “prevenir é melhor que remediar” foi levada a sério pelos idealizadores da Radak Sul. Em 2011, diante de um problema crônico de queimadas recorrentes de equipamentos eletrônicos de infraestrutura, surgiu a inspiração de lançar no mercado um produto e uma plataforma (P.A.R. – Protetor Autônomo de Rede) capaz de agir de forma proativa, inteligente e autônoma na proteção e prevenção contra queimas de eletroeletrônicos originadas por diferentes distúrbios elétricos.

“Somos uma equipe multidisciplinar e experiente no segmento eletrônico. Temos um time complementar e apaixonado pelo que faz, porém racionais para colocar em prática. Daqui a um ano, esperamos ter a versão inicial da plataforma lançada, gerando uma nova concepção para o mercado de proteção contra surto elétrico”, declara Fernando Kiszewski, empreendedor da startup.

 

Crush

Imagine a cena: rua movimentada, centenas de pessoas correndo de um lado para o outro contra o tempo. Nesse movimento intenso, você cruza com uma pessoa que se destaca na multidão e captura a sua atenção de uma maneira especial, seja pela beleza, pelo jeito, pelo sorriso. Mesmo que a outra corresponda de alguma maneira, dependendo do local e da situação, não é tão simples se aproximar e iniciar uma conversa. “Acredito que a maioria já passou por situações parecidas, de ter aquela atração instantânea e talvez nunca mais vir a encontrar aquela pessoa. Queremos que as pessoas que tenham uma ‘queda’ e sejam correspondidas tenham no Crush um facilitador de paquera”, coloca Wilian Roncoli Ribeiro, um dos idealizadores da ideia.

Qual o diferencial desse aplicativo para os demais do mercado? Wilian afirma que se trata da dimensão do contato real entre as pessoas. “Mesmo aqueles aplicativos que têm a proposta de aproximar homens e mulheres que cruzaram seu caminho, acaba por mostrar quem nunca se viu realmente e oferecem uma grande quantidade de homens e mulheres para serem escolhidos por um perfil que pode não representar o outro de maneira fiel”, completa.

 

Canoas Startup Show

Além das startups já apresentadas, participam ainda a Arenna Fight Warrios, Braivox, Coolab, Eureka, Makebetter, Meu Inscrito, Upam, Vizú e You Manage. Elas participam de um ciclo de capacitações realizadas na Universidade semanalmente. Hoje, 29/08, por exemplo, participarão do Workshop Startup Enxuta e Oficina Ideação & Modelagem de Valor.

Após o ciclo de capacitações, serão selecionadas as cinco melhores startups que irão para a final. No dia 26/10, os finalistas apresentarão suas empresas ao público no evento Canoas Startup Show. Também haverá uma banca formada por cinco investidores, que escolherá e premiará a melhor proposta com três meses de incubação na La Salle Tech. Na mesma oportunidade, acontecerá a palestra de Camila Farani, uma das investidoras do Shark Tank Brasil, programa transmitido pelo canal Sony. Ela é Presidente do Gávea Angels, um dos primeiros grupos de investimento-anjo do Brasil. 

 

Entre em Contato