Menu

Em um filme, peça de teatro ou obra literária, o protagonista é aquele personagem que desempenha o papel principal. Nos palcos da vida real acontece algo muito parecido: cada ser humano deve ser o protagonista da sua própria vida e capaz de desempenhar o papel principal nas melhorias que a sociedade anseia. Foi pensando nisso que alunos do curso de Psicologia aceitaram o desafio de participar como professores voluntários do Curso de Capacitação em Liderança e Protagonismo Jovem. A formatura da primeira edição do projeto aconteceu nessa segunda-feira (10), na Universidade La Salle.

O curso foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Canoas em parceria com diversas instituições, inclusive a Universidade. Além dos espaços gratuitamente cedidos para realizarem os encontros, a Universidade participou ativamente do curso, por meio dos alunos voluntários.

Enquanto os jovens canoenses aprendiam a serem líderes nos diferentes contextos, os futuros psicólogos da La Salle compartilhavam seus conhecimentos, desempenhando um importante papel na sua formação.

Camila Machado foi uma delas. Ela está no 8º semestre da graduação e falou em nome de todos os colegas que a acompanharam nessa trajetória. “Obrigada, alunos e voluntários, pelo empenho mútuo dedicado no decorrer desses meses. ‘As pessoas que só têm saber e não têm bondade só contribuirão com um mundo mais feio’", declarou Camila, citando Riva Almeida.

Capacitação em Liderança e Protagonismo Jovem

O objetivo do curso, oferecido gratuitamente a jovens de 15 a 29 anos, foi preparar líderes para atuarem na mobilização e transformação social no município. Ainda em modelo piloto, a edição contou com mais de 150 inscrições que concorriam as 60 vagas disponibilizadas. Ao todo, 40 pessoas participaram das atividades e conquistaram o seu diploma. Entre os assuntos abordados estiveram planejamento de carreira, orientação profissional; motivação e liderança; diversidade social e religiosa; técnicas de mobilização social e relacionamento interpessoal; projetos e voluntariado.

Para dar conta da abrangência de temas, a equipe contou também com gestores públicos administradores e outros especialistas. “Há 20 anos falamos em Canoas sobre o protagonismo jovem, para construir a própria história e transformar realidades na cidade. A juventude que faz a diferença já está pronta, só precisa do apoio de quem acredita no seu potencial e não tenha medo de sair da zona de conforto para ver a mudança acontecer”, ponderou Rubielson Medeiros, Secretário Especial da Juventude e professor da iniciativa.

Entre os concluintes esteve Amelia Kimberly Mendez Perez (21). Ela é peruana e está fazendo intercâmbio na Universidade La Salle. “Foi muito legal compartilhar e conhecer jovens com muita vontade de ser protagonista de sua vida, desenvolver-se pessoalmente, esforçar-se para melhorar cada dia e colaborar com o desenvolvimento de seu município por um mundo melhor”, concluiu.

 

Entre em Contato