Menu

O professor do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais da Universidade La Salle, Rubens Müller Kautzmann esteve no estado do Pará participando do projeto Rochagem do Pará é financiado pela Divisão de Desenvolvimento Econômico da Agência Nacional de Mineração (ANM) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia – SEDEME, do Pará.

O pesquisador colaborou com o levantamento de potencialidades da produção de remineralizadores no estado. “Os remineralizadores são materiais rochosos que promovem a fertilização de solos pelo processo natural de liberação dos macros e micronutrientes presentes em rochas, com foco nos rejeitos de mineração. Este insumo fertilizante, já normatizado pelo MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), é alternativa de produção agroecológica, atende tanto ao pequeno agricultor, como a agroindústria, gerando produtos com melhor conteúdo nutricional e mais sustentáveis”, explicou.

Nesta etapa do projeto foram visitadas minerações de produção de brita, insumos para cimento e minas de ouro na região do Tapajós, Sudoeste do Pará. 

Na foto: Pedreira de Granito. Equipe do projeto. Trairão – PA.

 

Entre em Contato