*a foto acima foi registrada antes da pandemia

Mesmo à distância, a confraternização em torno da arte reuniu professores, acadêmicos das modalidades presencial e EaD e ilustradores na noite desta quarta-feira, 10/03, no 1º Sarau Cultural de 2021. O tradicional evento do curso de Letras foi marcado pelo lançamento do livro “Contos de Amor ou Amizade?”, escrito, também, por acadêmicos da Pedagogia e até da Química e da área jurídica. A Coordenadora do curso, Profª.Drª.Lúcia Regina da Rosa, contou sobre a decisão da temática: “Começamos a pensar que poderia ser um tema bem comum, alguém falou amor, alguém falou amizade, aí depois “amor ou amizade”, mas parece que um exclui ou outro, aí resolvemos botar um ponto de interrogação no final, porque aí a pessoa decide se é amor ou amizade”.

Alguns estudantes que criaram histórias para a obra leram trechos de seus textos, inspirados, entre outros, em leituras feitas na sala de aula, arte Africana e canções de Chico Buarque - a referência do aluno Elvin Pinheiro, que, antes de revelar parte de sua escrita, compartilhou um pouco sobre como foi o processo criativo: “No álbum, uma das coisas que mais toca é a dor do operário, a dor de pessoas que trabalham em condições precárias. Usei bastante deste universo e outra inspiração bem forte que tive foi o meu pai, que foi um exemplo de amor que eu pude colocar no livro, que é o amor do pai com a família.”

Acadêmico do 9º semestre de Licenciatura em Química, Rharhias Orlandi cursou uma cadeira na graduação em Letras e contou da experiência de ter se inserido em uma área tão diferente da sua: “Sempre tive problema com Português. Fui adiando este conto e a inspiração não vinha. Aí comecei a puxar de todas as obras literárias que já tinha lido, romance, filme, música e também coisas que vivenciei e fui colocando no texto, então foi bem diferente e difícil”.

Além de trechos dos contos, os alunos também leram textos de autores famosos sobre a mesma temática e cantaram juntos no encerramento do encontro, para relembrar o clima dos encontros presenciais. O livro “Contos de Amor ou Amizade?” já está disponível - e em promoção - no site da  Editora La Salle. A próxima obra literária do curso está sendo produzida e deve ser lançada ainda este ano.