O primeiro dia do Troféu Brasil Interclubes terminou com as premiações dos atletas vencedores nas categorias Superligeiro, Ligeiro, Meio-Leve e Leve. Amanhã (17), serão disputadas as categorias Meio-Médio, Médio e Meio-Pesado Pesado. Atletas de clubes de todo o Brasil participaram das competições que continuam no final de semana com o Grand Prix Nacional de Judô. “Já podemos considerar esse o maior evento do ano em competições nacionais de judô. Não pela quantidade de atletas, mas sim pela qualidade dos atletas envolvidos aqui”, elogiou Sílvio Acácio Borges, Presidente da Confederação Brasileira de Judô, na solenidade de abertura. Ele ainda relembrou que há dois anos a atleta Rafaela Silva, que competiu na manhã de hoje, era campeã olímpica pelo Brasil na Olimpíadas do Rio de Janeiro.

O Pró-reitor de Graduação da Universidade La Salle, Prof. Me. Miguel do Nascimento Costa, falou da importância em receber um evento desse porte: “Estamos muito felizes em receber atletas num evento desse tamanho. Vivemos tempos difíceis e vamos passar por esse tempo, assim como vocês fazem nas competições, com disciplina, organização e através do ensino e do esporte”, avaliou.

Esporte no tatame e na sala de aula

Nem só de competição que se faz um grande evento esportivo. Por traz de cada golpe existe muito tempo de treinamento físico e também de muito estudo.

O aprendizado aplicado nas quadras do Poliesportivo foi levado para o Auditório Bruno Ruedell, onde alunos e professores da Universidade puderam aprofundar seus conhecimentos dobre o Judô e como a modalidade é gerida no Brasil.

O momento contou com as falas de Matheus Teotônio, Gestor Técnico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), de José Alexandre Souza de Brito, Vice-presidente da CBJ e de João Derly, bicampeão mundial de Judô.

Judô brasileiro em números

De acordo com Teotônio, a modalidade cresce e se consolida como uma das mais importantes do país e conquista o respeito internacional pelos números que tem alcançado. Entre eles:

• 2,5 milhões de participantes

• 22 medalhistas olímpicos

• 44 medalhistas mundiais

• 27 federações com representatividade

• 26 federações com medalhas conquistadas em campeonatos nacionais

“A vida do atleta é feita de escolhas que impactam diretamente na sua trajetória até a vitória. É indescritível a alegria de ganhar um mundial, mas o legado que deixamos é maior do que esse; É aquilo que construímos por meio das nossas vitórias: o aprendizado que dividimos, as histórias que transformamos e vemos ser transformadas pelo esporte”, declarou João Derly.