Repensando o modelo de avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros, o Presidente da Capes Prof. Dr. Abílio Baeta Neves, conferenciou na manhã de hoje, dia 23/04 para Reitoria, integrantes dos programas de pós-graduação e lideranças da Universidade La Salle.

Contextualizando o crescimento dos mestrados e doutorados da casa, o Reitor Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, fez a apresentação do conferencista e falou sobre o compromisso com o desenvolvimento e regional “Estamos em um momento importante, reescrevendo nosso plano de desenvolvimento institucional e seguindo um planejamento estratégico de cada um dos cursos de pós-graduação”, comentou o Reitor.

Autonomia das universidades

Neves trouxe muito forte em sua fala a importância das universidades exercerem autonomia na definição do que é preciso ser avaliado em seus programas de pós-graduação. “Quem precisa nos dizer como seus professores e sua pesquisa precisam se organizar é a própria universidade. A Capes precisa contribuir com a visão externa”, contrapôs.

Saber o que o egresso da pós-graduação está fazendo também foi outro ponto enumerado pelo Presidente da Capes como crucial. “Temos egressos com cargos de liderança? Formadores de opinião? Essas são perguntas muito importantes na avaliação de cursos estrangeiros”, comentou Neves, que também deixou claro a importância da internacionalização nos PPG’s ser encarada além da mobilidade de professores e alunos. “É preciso avaliar o potencial que o curso tem de te atrair jovens talentos estrangeiros” complementou.

O encerramento do evento, com um agradecimento pela disponibilidade em trazer uma contextualização e encurtar distâncias entre a instituição e a Capes, foi realizado pelo Vice-Reitor e Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Prof. Dr. Ir. Cledes Casagrande.