Inspirado pela cultura indígena brasileira, o aluno do curso de Design Gráfico da Universidade La Salle, Henrique Selau, criou em 2015 o trabalho intitulado “Guaraná Çapó”, uma coleção de 5 layouts para uma lata de guaraná. A atividade foi concebida em uma das cadeiras do curso. Mas quem iria imaginar que o trabalho seria premiado na Mostra Jovens Designers? “Inicialmente eu não tinha conhecimento deste evento, foi então que fiquei sabendo sobre e tive um incentivo e apoio muito grande do Prof. Me. Fabrício Kipper (coordenador do curso), que me orientou no processo de inscrição. Ao todo foram inscritos cinco projetos meus, mas apenas um foi selecionado para participar da amostra concorrendo com trabalhos acadêmicos de todo o Brasil”, explica Henrique. O projeto Guaraná Capó foi vencedor do Prêmio Destaque, na categoria Gráfico, na VI Amostra Jovens Designers, realizada no Parque Villa-Lobos em São Paulo.

Henrique conta que um dos objetivos do projeto é difundir um pouco da história da cultura indígena. “Mal consegui acreditar e explodi de felicidade, mas fiquei com a certeza de sempre acreditar em mim e nas pessoas à minha volta”, celebra o aluno. Uma dessa pessoa foi o Prof. Me. Roberto Thomé, que ministrou a disciplina de Tópicos Especiais em Design, onde o projeto surgiu. “Espero que o exemplo do Henrique sirva de estímulo para que outros alunos ‘percam o medo’ e submetam seus trabalhos aos concursos de design pois, além de dar aos alunos experiência na interação com os concursos, dão grande visibilidade aos projetos de sucesso e aos seus autores”, incentiva Thomé.

“Sinto-me honrado e orgulhoso em estar fazendo história e também poder representar a instituição que me abriu as portas! Um reconhecimento a nível nacional é um grande passo para uma carreira de sucesso, por isso sou eternamente grato a todos que estiveram ao meu lado me dando força, apoio e me ajudando a tornar possível essas inúmeras conquistas”, finaliza Henrique.

Sobre a Mostra

Voltada para estudantes de design de produto, moda e gráfico de todo o Brasil, a Mostra Jovens Designers busca estimular a formação de novos talentos e difundir a cultura do design no país. A Mostra já percorreu vários estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Paraná e Santa Catarina – e Distrito Federal e também levou a criatividade do Brasil para o exterior em uma itinerância internacional em Milão, na Itália.

Em sua sexta edição, o projeto tem o patrocínio da Braskem, e agenda de exposições programada para 2018 nas cidades de São Paulo (SP) e Recife (PE). Seis produtos selecionados também participarão do Salão Satélite, em Milão, na Itália.