Nos tempos de exportações em alta, cerca de dois mil canoenses eram empregados pelo Frigosul, frigorífico que funcionava no bairro Rio Branco. A empresa operou entre 1932 e 1982 e impulsionou o crescimento da região. Mas pouco se sabe dessa história que pesquisadores da Universidade La Salle querem recontar, por meio do projeto “Memória, identidade e patrimônio industrial: Memórias dos lugares de produção de Porto Alegre e Região Metropolitana”, do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais. “A maior dificuldade é conseguir depoentes, ou seja, pessoas que tenham trabalhado durante muitos anos nos estabelecimentos industriais pesquisados”, explica a coordenadora do projeto Prof. Dr. Ana María Sosa González.

Até o momento seis moradores foram entrevistados e outros 15 depoimentos do projeto “Canoas para lembrar quem somos (1994) ” estão sendo aproveitados. Outra dificuldade se deve ao fato de que parte do prédio foi demolido, muitos equipamentos retirados e novas empresas subdividiram o local para suas atividades atuais. “Acreditamos que a pesquisa dará visibilidade a essas memorias de ex-funcionários reconstruindo um espaço e experiências que nem sempre são valorizadas”, completa a professora. Além da pesquisadora, cinco alunos do curso de graduação em História estão auxiliando no trabalho. Ao final a ideia é que o conteúdo se transforme em produção científica, para apresentação em congressos e publicações, e também em uma oficina de Educação Patrimonial em uma escola do bairro.

Você trabalhou no Frigosul ou conhece alguém que pode recontar essa história? Entre em contato pelo email: pesquisariobranco@gmail.com