Acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção e Design da Universidade La Salle marcaram presença no VIII Congresso de Sistemas Lean que aconteceu nos dias 29 e 30 de junho em Florianópolis/SC. O evento teve como tema “Em busca da excelência do fluxo de valor” e contou com a fala de palestrantes de diversos países. De acordo com a acadêmica Hiasmin Amaral Pinheiro, a experiência foi significativa na formação dela como profissional. “Conhecer professores que vivem tanto no meio acadêmico quanto na indústria proporciona uma visão sobre as mudanças científicas e aprendizagem sobre o mercado de trabalho, através de palestras e conversas”, destacou.

Além de participarem como ouvintes de palestras, os estudantes apresentaram seus trabalhos:

- Oportunidades de melhoria em um escritório de projetos de uma instituição de ensino superior - Autores: Alice Rodrigues Almeida, Camila Farias Araújo, Fernanda Rolim Uepcoski, Simone Ferigolo Venturini, Taís Oliveira da Silva Alfonso.

- Aplicação do masp para reduzir o lead time do processo de garantia de uma metalúrgica - Autores: Hiasmin Amaral Pinheiro, Layra Gabriela Gonçalves, Simone Ferigolo Venturini, Taís Oliveira da Silva Alfonso.

A aluna Layra Gabriela Gonçalves concordou com a bagagem trazida do evento: “Participar do congresso foi uma experiência incrível e de muitas aprendizagens. A nova experiência de apresentar um artigo e o entendimento das palestras mostrou o quanto estamos alinhados com a atualidade". Já Camila Farias Araújo contou sobre os sentimentos de ter apresentado um trabalho num evento internacional: “Senti que estamos sendo bem preparados para o que o mercado espera de nós e ao mesmo tempo devemos estar sempre nos atualizando e evoluindo no quesito conhecimento quanto profissionais."

Os Sistemas Lean são reconhecidamente uma abordagem eficaz de eliminar desperdícios e garantir competitividade dos negócios. Originalmente concebido na indústria automotiva, suas práticas e princípios expandiram-se para os mais diversos segmentos, tais como saúde, aeroportos, serviços públicos e outras áreas da indústria.