Foi firmada nesta quarta-feira, dia 05/04, uma parceria que vai garantir uma retaguarda de excelência às meninas do futebol feminino do Internacional. Agora Inter e Unilasalle são parceiros no esporte. Na prática, as atletas terão à disposição a estrutura dos departamentos de Educação Física, Fisioterapia, Fisiologia e Nutrição da universidade, em Canoas.

“Será uma oportunidade muito importante para troca de experiências. As atletas e a comissão técnica terão acesso ao equipamento e a um trabalho de ponta, enquanto nossos estudantes receberão uma oportunidade diferenciada de qualificação”, valoriza o diretor de marketing e relacionamento da Unilasalle, Cleiton Bierhals Decker.

Nas primeiras semanas de trabalho com o grupo principal recém formado pela técnica Tatiele Silveira, algumas atletas já iniciaram tratamento de fisioterapia e recuperação muscular na estrutura da universidade. Esse trabalho agora será ampliado. Sob o comando da preparadora física Suellen Ramos, as gurias coloradas farão um trabalho preventivo específico para o início da temporada.

Não bastasse a parceria esportiva, as atletas terão no Unilasalle uma chance de qualificação educacional. Algumas bolsas de estudo serão distribuídas entre as atletas. “É um compromisso do Internacional não apenas formar atletas, mas cidadãs melhores. Essa parceria vem em boa hora e é muito bem vinda”, vibra o presidente Marcelo Medeiros.

Na equipe feminina, seis meninas já são alunas do Unilasalle. De acordo com Daiane Saldanha, acadêmica do terceiro semestre de Educação Física, a rotina de estudo e treino é puxada, pois o grupo treina três vezes por semana, mas o esforço compensa. “Foi uma honra vestir a camisa do Inter. Uma oportunidade única”. Com 26 aos, a atleta conta que joga desde pequena, mas como profissional há oito anos. Daiane jogava na escolinha da Duda em Canoas e de lá foi selecionada para o Internacional. E apesar de admitir ainda haver preconceito com o futebol feminino, conta que acredita no crescimento do setor. “Agora dá pra dizer que está crescendo, evoluindo e muito se deve a visibilidade que as Olimpíadas deram a ordem para que até 2019 todo time brasileiro deve ter também o feminino”.

A ordem que Daiane se refere é a exigência no regulamento de licenciamento de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O regulamento diz que a partir de 2019, os clubes de futebol do Brasil que não apoiarem o futebol feminino, isto é, tiverem um time formado por mulheres que disputem competições nacionais, não poderão participar da Copa Libertadores.

Além de Daiane, também são atletas do Inter e alunas do Unilasalle Grazziele Capitão, Paloma Castro, Vanessa Bernardes, Daniella Zanolla e Kethelen Estraich. O diretor de futebol feminino, César Schunemann, e a gerente de futebol feminino, Duda Luizelli, também participaram da assinatura da parceria no Estádio Beira-Rio.

Fonte: Assessoria de Imprensa Internacional - Foto: Kelly Bandeira/DKF Comunicação / João Vicente/SC Internacional