Somos adultos aos 18 anos? Foi com esse questionamento que o Prof. Me. Saulo Chielle, do curso de Engenharia Ambiental, iniciou sua fala, na manhã desta terça-feira (11/07), no Salão de Atos da Universidade La Salle. Ele também atua como palestrante e por isso foi convidado para falar aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola La Salle Canoas, que se reuniram com professores da Universidade. A fala de Saulo traz uma reflexão sobre os jovens do século XXI, carreira profissional e desenvolvimento pessoal.

Durante o encontro os alunos da escola também tiveram acesso aos projetos desenvolvidos pelas quatro Área da Universidade. “Estamos colocando em prática nesse momento muitos dos projetos pensados nos últimos dois anos em relação a inovação. São projeto interdisciplinares e que permite que os alunos vivam uma realidade do mercado de trabalho, onde vão trabalhar com profissionais de outras áreas. Isso é muito raro na universidade, onde normalmente as áreas trabalham de forma restrita”, explica o Assessor de Inovação e Diretor de Graduação, Prof. Dr. Daniel Sperb. Um desses projetos é o Google For Education, que vai permitir aos alunos uma aprendizagem integrada com as ferramentas da maior empresa de tecnologia do mundo: “É a linguagem do dia a dia deles. Essa linguagem pode ser a metodologia de sala de aula e, não só é atrativo, mas coloca eles em contato com um mercado que já bebe dessa fonte, da linguagem digital”, contextualiza o Coordenador da área de Educação e Cultura, Prof. Dr. Augusto Niche. O coordenador da Área de Saúde e Qualidade de Vida, Prof. Me. Henrique Güths, destacou o diferencial prático dos cursos: “O nosso grande diferencial, do ponto de vista da saúde, são as Clinicas Unilasalle. É um espaço onde aluno pode desenvolver habilidades em parceria com clinicas de vacinação, de ortopedia e traumatologia e com o Hospital Nossa Senhora das Graças, tudo isso dentro do ambiente da universidade”, detalha.

Outra vantagem é dialogar com alunos que já possuem uma identidade lassalista e isso pode tonar o processo de transição, do ensino médio para o ensino superior, mais tranquilo. “Também somos lassalistas, temos a mesma filosofia das escolas, mas um aprofundamento maior do conhecimento nas Áreas específicas. Outro diferencial da Universidade é trabalhar uma formação mais voltada para o que eles vão querer ser como profissionais”, explica o Coordenador da Área de Inovação, Prof. Msc. Eng. Alexandre Andreoli.

Ao final do encontro os coordenadores das Área fizeram pequenas rodas de bate-papo para responderem as dúvidas dos alunos. “É importante colocarmos nossos cursos à disposição nessa decisão e também mostra o que vai acontecer durante a Universidade para que essa carreira se materialize”, finaliza o coordenador da Área de Gestão e Negócios, Prof. Me. Silvio Denicol Junior.