Representantes de dez instituições de ensino superior de todo o Rio Grande do Sul são esperados na Universidade La Salle, no dia 28/06, próxima quarta-feira. Na ocasião ocorre o lançamento estadual do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura, da Paz e dos Direitos Humanos, do Ministério da Educação. A Universidade aderiu ao compromisso em novembro de 2016 e com isso se comprometeu com a formulação de um plano de trabalho voltado para essa temática: “Eu destacaria, entre as nossas ações, sobretudo as propostas de inclusão da temática no processo de formação continuada de docentes e a nossa atuação no Comitê Gaúcho Impulsor do movimento #ElesporElas”, explica a Coordenadora do Comitê responsável pelo Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos na Instituição, Prof. Dr. Tatiana Vargas Maia.

O Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Universidade La Salle, Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda, salienta que é papel da Universidade contribuir para o desenvolvimento das pessoas: “Como universidade comunitária que somos temos a responsabilidade de permitir que a comunidade esteja atenta aos principais debates por que passam o nosso país. Os temas Direitos Humanos, o respeito a diversidade e a cultura da paz são debates de extrema relevância em um país como o Brasil”, relata.

A cerimônia marca o lançamento do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos no Rio Grande do Sul e contará com uma fala do Prof. Dr. Antônio Carlos Wolkmer sobre “Direitos Humanos como projeto de sociedade”.

Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos

O “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos” é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior.
Aberto à adesão das Instituições de Educação Superior (IES) e de Entidades Apoiadoras (EAs), o objetivo do Pacto é superar a violência, o preconceito e a discriminação, e promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas IES. A iniciativa será disseminada para mais de 2.300 instituições de ensino superior do Brasil.