Se você gosta de matemática e está em busca de uma oportunidade para desenvolver suas habilidades, que tal participar de um Clube da Matemática? Foi o caso do Arthur Bernardes, que desde o ano passado integra esse grupo na Universidade La Salle, após participar da Olimpíada da Matemática. “Quando eu soube que tinha tirado a melhor colocação entre todos os alunos não acreditei, aí fui ver o resultado e caiu a ficha“ explica o aluno, que cursa Engenharia Química com bolsa integral graças a colocação no concurso.

As inscrições para a Olímpiada da Matemática da Universidade La Salle foram prorrogadas e vão até o dia 26/06. A prova vai ocorrer no dia 15/07. Serão três níveis: alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental, alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio ou com Ensino Médio Completo (desde que não estejam vinculados a qualquer curso de Graduação) e alunos matriculados em Cursos de Graduação.

A primeira prova será composta por 16 questões objetivas. Os 100 melhores colocados em cada nível passam para a segunda fase, que será composta de uma prova com dez questões dissertativas. Os 30 melhores colocados em cada nível serão convidados a participar do Clube da Matemática, que se reúne duas vezes por mês, onde são desenvolvidos desafios e atividades, visando ao desenvolvimento das habilidades matemáticas dos participantes. “Isso poderá criar um espaço de troca de experiências entre alunos, dando oportunidade para aqueles que gostam de matemática realizar atividades interessantes, disponibilizando material adequado para a realização dessas atividades”, explica uma das organizadoras do projeto, a Prof. Me. Rute Henrique da Silva Ferreira.

No mês de dezembro, os alunos realizarão uma prova contendo 10 (dez) questões dissertativas. A prova será corrigida pelos professores ministrantes do clube. Os melhores colocados serão premiados com bolsas parciais no Colégio La Salle Canoas, uma bolsa integral na Universidade La Salle e três bolsas parciais na Universidade La Salle. “A dica que eu dou é ter paciência, porque aos poucos no curso os professores vão passando todo o conhecimento que precisamos ter para a prova”, finaliza Arthur.

Os detalhes sobre a Olimpíada da Matemática e como fazer sua inscrição podem ser conferidos no EDITAL