Menu

Um grupo de alunas da disciplina de Projeto Experimental Integrado do curso de Turismo preparou uma noite cheia de tradição. A oficina de gastronomia gaúcha aconteceu no Laboratório de Nutrição nesta quarta-feira, dia 16/11, e teve como convidado especial o Cheff Marcos Barbier. Ele é um cheff especializado em gastronomia gaúcha e atua no Restaurante do Lago, em Cambará do Sul. Cozinha profissionalmente há 34 anos.

Os pratos preparados (arroz de carreteiro, entrevero e arroz doce) foram escolhidos através de uma votação realizada online. Mas muito além da técnica aplicada em cada prato, a atividade esteve voltada a transmissão da cultura gaúcha. Natural de Jaguarão, marcos contou que todos na sua família cozinham muito bem e que a comida que ele faz é a sua essência, é o que ele aprendeu em casa. “Essa é uma provocação que eu faço hoje pra vocês: Cozinhem e usem a comida como meio de juntar a família, trocar experiências e um pouco da história de vocês. Na mesa é a melhor forma de se passar a nossa história, nossa cultura adiante”. 

Nas próximas semanas outros dois grupos da mesma disciplina também usarão o laboratório. Um tratará de ecogastronomia e o outro de cafés orgânicos.

Entre em Contato