Menu

Começar um novo negócio é sempre um desafio. “Será que o mercado quer o que tenho a oferecer? Será que conseguirei ofertar esse serviço/produto com qualidade? Será que minha empresa sobreviverá às crises?”. Essas são apenas algumas dúvidas de quem está começando. É nesse momento que a entrada numa incubadora de negócios pode ser decisiva e definir o rumo dos seus negócios. “As incubadoras de negócio são instituições que auxiliam empresas nascentes. Em geral elas são focadas em empresas nascentes de base tecnológica, ou seja, negócios que tenham como objetivo o desenvolvimento e oferta de soluções com significativo grau de inovação”, explica Bruno Haas dos Santos, especialista em Gestão de Projetos e gestor da La Salle Tech, incubadora de startups da Universidade La Salle.

O que uma incubadora pode oferecer?

Normalmente estão inseridas ou vinculadas a Universidades ou centros de pesquisas e tecnologia, como meio de potencializar a transferência de conhecimento e tecnologia para os setores produtivos. Além do espaço físico, as incubadoras oferecem às empresas outros benefícios:

- Suporte técnico, gerencial e formação ao empreendedor

- Acompanhamento do negócio

- Capacitação nas áreas de marketing, vendas, gestão, finanças e tecnologia

- Networking com o meio acadêmico e mercado

 

Qual a importância de um negócio estar incubado? 

Todo esse suporte de serviços e benefícios ofertados para empresas que estão incubadas aumentam as chances de sucesso das startups. “De cada dez startups somente uma consegue chegar no mercado e se manter. As outras nove acabam fechando ou tendo outro encaminhamento. Quando estão em alguma incubadora o aceleradoras as chances de sucesso aumentam em 300%”, explica Bruno. Um dos motivos que explica esses números é o fato de que incubadas as empresas são acompanhadas de perto e defeitos e desvios no planejamento podem ser corrigidos, antes mesmo de gerarem mais impactos. 

Qual o perfil de negócio é adequado para incubação? 

A inovação deve ser o eixo central de empresas que pretendem passar por uma incubadora de negócios. Abaixo outras exigências:

- Projeto do negócio já deve ter eixos estruturantes modelados, cabendo agora sua validação

- Em fase de desenvolvimento de protótipos

- Fase inicial de ativação de clientes e posicionamento no mercado

Canoas Startup Show vai premiar melhor ideia com três meses de incubação 

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Canoas Startup Show. O concurso, uma iniciativa do CDL Jovem Canoas, com a co-organização da Universidade La Salle, seleciona ideias de startup, treina seus idealizadores e premia a melhor ideia com três meses de incubação gratuita na La Salle Tech, incubadora de negócios da Instituição. 

Na primeira etapa são selecionadas 15 ideias de negócios inovadores. Durante dois meses os idealizadores passam por oficinas e capacitações gratuitamente na Universidade, etapa que ajuda a definir melhor as propostas de negócios. Eles recebem noções de gestão, empreendedorismo, inovação e apresentação dos negócios. Em uma segunda etapa são selecionadas as cinco melhores startups que competem pelo prêmio final em um grande show onde cada uma defende sua ideia para uma banca formada por profissionais da área acadêmica e do mercado. Em 2017, a final do Canoas Startup Show contou com a palestra da investidora do Shark Tank, programa da Sony Brasil, Camila Farani. 

Em 2018, as inscrições para participar do Canoas Startup Show são 7/05 a 08/06 e podem ser feitas AQUI. 
 

 

 

Entre em Contato