O Presidente da ANEC e Reitor do Unilasalle Canoas, Prof. Dr. Paulo Fossatti participou, ao lado do Secretário Executivo da União Marista do Brasil (UMBRASIL) Ir. Valter Zancanaro do Simpósio Global de Educação, que ocorreu nos dias 9 a 11 de novembro, promovido pela Google, em sua sede – Vale do Silício, Califórnia/EUA. O evento reuniu lideranças da área da educação de 14 países, com o intuito de debater e formular políticas que possam transformar a educação.

Confira o artigo assinado por Fossatti e Zancanaro:

Novas Tecnologias: remendo ou transformação da Educação que queremos?

Educar hoje exige, necessariamente, cuidar das pessoas, ter fidelidade ao carisma e proceder a leitura dos sinais dos tempos. Para tal, obrigatoriamente, precisamos alterar o modo como olhamos para nossa missão, nossos educandos, e para as novas formas de educar.

As novas tecnologias da informação e comunicação permitem-nos atualizar nossa missão, oferecendo respostas criativas e resultados adequados aos sinais dos novos tempos em educação.

A Google For Education tem o desejo de transformar a educação tradicional, que trata o professor como o grande detentor do conhecimento. No novo processo de educação visto pelo Google, o professor é um dos grandes elementos do processo de colaboração, visto como o designer educacional. Como no design, ele, em meio a tantas informações, ajuda o aluno, na condição de protagonista, a transformar informação em conhecimento, conforme seu projeto de vida, através do desenvolvimento de suas habilidades e competências de forma cooperativa.

A Escola, hoje, passa a ser o lugar onde os sonhos dos jovens são gestados, mas acima de tudo, transformados em realidade. Podemos chegar ao mesmo objetivo, educação humana e cristã de qualidade, por diversos caminhos e soluções. O uso das novas tecnologias, a serviço da pessoa e das comunidades, é uma realidade que a educação católica não pode furtar-se.

Foram três dias de atividades intensas no maior centro de inovação do mundo. Um contato direto com o que há de mais atual em tecnologias que em breve estarão chegando às nossas casas e instituições.

Nossos fundadores foram hábeis em ler os sinais dos tempos com respostas criativas. Cabe a nós hoje sermos fiéis a eles com respostas criativas aos desafios dos tempos atuais em educação.

A Google For Education traz soluções educacionais corporativas gratuitas, disponíveis às obras educacionais que desejam continuar sendo relevantes e diferenciadas nos tempos atuais. O desafios é sairmos de nossa zona de conforto e nos abrirmos à realidade atual, onde os jovens clamam por educação humana e produtora de sentido, que passa, necessariamente, pela criatividade e pelo prazer de aprender.

As novas ferramentas, a exemplo dos aplicativos Google, nunca irão superar o conhecimento, mas são grandes facilitadores do processo ensino-aprendizagem.