Menu

A Área de Educação e Cultura da Universidade La Salle começa 2019 de cara nova. O Prof. Dr. Renato Ferreira Machado assume a coordenação da Área, que os cursos de Educação Física (EAD), História, Letras, Letras (EAD), Pedagogia (presencial), Pedagogia (EAD) e Teologia. “Tenho muito sonhos para a área, mas ao mesmo tempo entro na coordenação sendo muito realista pois a questão da sustentabilidade dos cursos é uma questão urgente. Por isso quero muito cuidar do dia a dia, para que sejamos licenciaturas de alta qualidade, de vanguarda e que isso se torne uma verdade pelo trabalho do dia a dia”, explica Renato, que até então era responsável pela coordenação dos cursos de Pedagogia e Teologia. A nova coordenadora do curso de Pedagogia, Prof.ª Dr.ª Hildegard Susana Jung, comentou os desafios para 2019: “O curso de Pedagogia é onde formamos os nossos professores, profissionais que vamos colocar no mercado, portanto é um desafio imenso. Vamos trabalhar em conjuntos com os alunos, com quem temos grande proximidade, da coordenação de Área, e também da comunidade. Somos comunitários e nossa inserção nas escolas de Canoas e região será ainda mais estreita”, celebrou. O coordenador da Área mencionou ainda a intenção de que o dia a dia da sala de aula esteja mais integrado com arte: quadrinhos, música e arte. “Com tudo aquilo que é produção cultural e podemos traduzir para ações pedagógicas. Na medida do possível vamos trabalhar nessa linha. A grande tarefa é a reformulação dos PPCs, fazendo-os verdadeiros guias para licenciaturas qualificadas e diferenciadas, trabalhando a partir do carisma lassalista”, finaliza.

Renato Ferreira Machado

Doutor em Teologia pelas Faculdades EST, Mestre em Teologia e Especialista em Ensino Religioso pela PUCRS. Professor do Corpo Docente Permanente no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, coordenador adjunto da linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais da Universidade La Salle. Professor das disciplinas de Cultura e de Seminário Cultura, Memória e Expressões Artísticas no mesmo programa. Dedica-se à análise do campo simbólico religioso presentes nas seguintes produções artístico-culturais: histórias em quadrinhos de super-heróis da Era de Ferro (1985-2004), seriados de aventura, fantasia, terror e assemelhados e produções cinematográficas dos mesmos gêneros e cenas musicais underground, como o Punk e Pós-Punk Britânico, Punk e New Wave de Nova York. Também pesquisa as incidências da Teologia da Libertação sobre a Música Nativista Gaúcha. Membro da Comissão Nacional da Área de Teologia do INEP no ciclo ENADE 2018-2020. Membro da Comissão de Cultura do Regional Sul III da CNBB. Idealizador e organizador do Universos Paralelos - convenção de quadrinhos voltada à formação de professores, sediada na Universidade La Salle.

 

Hildegard Susana Jung

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente do curso de Pedagogia, de cursos de especialização Lato Sensu e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilassalle. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, avaliação e planejamento. É integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle, Editora Associada da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior). Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores) e membro do conselho editorial das Edições Hipótese. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV, além de diversas outras publicações em periódicos nacionais e internacionais, e capítulos de livros.

 

 

Entre em Contato