Hoje, 03/08, a comunidade acadêmica vive um dia de luto. É com imenso pesar que a Universidade La Salle comunica o falecimento e se despede do Irmão Norberto que deixa seu legado de quase seis décadas dedicadas a ensinar.

O velório acontecerá a partir das 11h na Capela São José - Universidade La Salle. Às 15 horas acontecerá a Missa de Corpo Presente, também na Capela São José. Após a Missa, o sepultamento será no Cemitério São Vicente, de Canoas - RS.

Norberto Luiz Nesello nasceu no município gaúcho de Marcelino Ramos em 28 de outubro de 1928. Mudou-se para Canoas em 1942. Ir. Norberto era graduado em Língua Portuguesa, Pós-graduado em Literatura e Mestrado em Teologia Sistemática. Durante 58 anos lecionou na Rede La Salle - Colégio La Salle Canoas e Centro Universitário La Salle, onde atuou até 2007.

Em 2008 recebeu a medalha Educador Emérito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2017 recebeu a Medalha Pinto Bandeira, honraria máxima concedida pelo município de Canoas a personalidades que contribuíram significativamente com o desenvolvimento local.

Um educador exemplo de humanização

O reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, lembra de Irmão Norberto como um exemplo de educador que humanizava o ensino: “Ele humanizava pelo basquete, pelo ping pong, pela presença diária entre os alunos. Foi um exemplo de pessoa que compreendia e amava, não julgava as pessoas”, conta. O reitor cita ainda que muitas gerações foram educadas por Irmão Norberto: “Dentro da premissa de que os que ensinam os outros, um dia, como estrelas no céu brilharão. Eu tenho a certeza que o Irmão Norberto está lá iluminando a todos nós”, finaliza.

Presença diária no La Salle Canoas

Diariamente, quando o relógio marcava 7h15min da manhã, lá estava Irmão Norberto na sala de professores do Colégio La Salle Canoas. “Ele participava da reflexão antes de começar as aulas, sempre com uma fala de um pensamento ou questão importante. As nossas reflexões não serão mais as mesmas”, lamenta a Diretora do Colégio, Maria Elisa Schuck Medeiros. Outra memória é a presença do Irmão no pátio da escola, convivendo com os alunos. Em 2017 ele foi homenageado na formatura do 3º ano do La Salle Canoas. “Ele gostava muito de conversar com os alunos. Às vezes, até com chuva, vinha até o pátio e sempre foi muito ovacionado pelos alunos”, conta Elisa.