Na noite de ontem (14/12), cerca de 150 imigrantes haitianos e venezuelanos participaram do Natal Solidário. O evento foi promovido pela Pastoral da Universidade La Salle em parceria com o Centro de Apoio Social e Integração para Migrantes – CASIM, da União Social de Ação Humanitária – USAH, no bairro Niterói, em Canoas.

De acordo com Alcione Müller, coordenador da Pastoral, mais de 20 voluntários, além de funcionários da Universidade e outras pessoas envolvidas, trabalharam no preparo da salada de frutas (com as doações arrecadadas na Instituição) e na organização dos espaços com cestas básicas, roupas, calçados, livros, brinquedos, livros e filmes, também arrecadados por meio de doação e que estiveram disponíveis para os imigrantes que participaram do momento.

Samuel Paolo, 9 anos, não teve dúvidas na hora de escolher o espaço preferido, e foi logo ver as opções de livros. “Gosto de ler histórias de super-heróis, com ilustrações e desafios. Gosto de ler e imaginar as histórias”, disse o menino, que explicou, “meu nome veio da Bíblia, que é um livro e eu tenho”. Samuel também ostentou com orgulho a bandeira haitiana desenhada no seu braço pelas alunas da Universidade, que voluntariaram no espaço kids. “Só aceito ser fotografado se aparecer a bandeira. Por enquanto é só desenho, mas, quando for grande, vou fazer tatuagem de verdade”, completou.

Luckanest Felix, de 35 anos, está há quatro no Brasil. “O pessoal me convida para participar e eu gosto. Conheço mais pessoas que vivem uma situação parecida com a minha e confraternizamos”, declarou. Luckanest visitou o espaço para cadastro de currículo e orientação profissional. Atualmente está desempregado, mas concorrendo a uma vaga que traz esperanças para família. “Estou usando esse tempo para estudar e aprimorar. Faço aulas de Português e Informática”, disse.