Na noite dessa quarta-feira (06/12), os 27 alunos da disciplina de Tecnologia Social mostraram que, para fazer a diferença, é necessário botar a mão na massa. Eles organizaram e promoveram a 7ª Motec Social, uma atividade avaliativa que visa colocar na prática os conhecimentos obtidos sobre Economia Solidária no decorrer do semestre. Três palestrantes foram convidados para partilharem suas experiências: Eva de Lacerda, Leidi Toniolo da Silva e Rubielson Medeiros.

Eva e Leidi, da Cooperativa Vida Saudável, foram as primeiras a falar. Falaram da história da Cooperativa e da sua importância para a inclusão de pessoas que não conseguiam ingressar no mercado de trabalho, por meio da Economia Solidária. Após, Rubielson, que é secretário adjunto da Cultura e do Turismo da Secretaria Municipal de Canoas e aluno do Mestrado em Memórias Sociais e Bens Culturais, falou sobre os projetos sociais desenvolvidos na cidade e como contribuem para o desenvolvimento local.

“Costumamos estudar e falar sobre lucro. Esse é um momento para ampliar os horizontes sobre nosso papel enquanto profissionais. Nosso principal objetivo é desmistificar a Economia Solidária, compartilhar conhecimento sobre isso e as falas de quem realmente vive isso no seu cotidiano”, explicou Bruna Rocha Silveira, aluna do curso de Processos Gerenciais, que participou da organização do evento.

Além das falas, houve a arrecadação de alimentos e roupas para o Lar da Fraternidade, de Canoas. “Estou emocionado em ver o engajamento dos alunos organizando esse evento de forma tão competente e dedicada”, declarou o Prof. Dr. Robinson Scholz.