Quantas vezes você já ouviu alguém reclamar que está cansado de notícias ruins no rádio e na TV? Quantas vezes já se pegou reclamando dos problemas do seu bairro com os vizinhos? Ou então percebeu em suas redes sociais uma quantidade imensa de postagens negativas? Vamos mudar essa onda! É isso o que propõe a plataforma Melhoramos Juntos, uma iniciativa da Universidade La Salle, que pretende reunir depoimentos de coisas boas. A plataforma de participação cidadã ajuda a identificar, promover e reconhecer boas práticas na comunidade de Canoas. Podem ser pequenas ações ou grandes projetos ligados aos temas “Educação” e “Cultura e Lazer”. Entre as sugestões de temas a serem valorizados estão #AtividadeLegal, #AulaLegal, #MetologiaAtivaLegal, #PraçaLegal e #TeatroLegal. São mais de 16 hashtags que podem ser associadas as postagens. “O Projeto Melhoramos Juntos é uma excelente oportunidade para divulgarmos o bem e as boas práticas em nossa cidade e região. Olhar o lado bom, o que está dando certo, nas diversas áreas de atuação, é uma forma positiva de construirmos um mundo e uma sociedade melhor para todos”, explica o reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc.

Existem duas formas de participar:

Twitter: Faça uma foto do que você pretende registrar, um breve texto e utilize alguma das hashtags que estão indicadas em nossa página inicial. Pronto! Seu registro será publicado em sua timeline e virá para esse espaço do site!

Sem conta em rede social: Para quem não possui conta em rede social a sugestão é utilizar o nosso blog: https://melhoramosjuntos.blogspot.com.br. Não é preciso realizar login. A primeira etapa é selecionar o ponto do mapa onde você está, depois fazer a foto da ação e por fim incluir informações sobre o projeto. Nesse texto também deve aparecer alguma das hashtags que estão indicadas em nossa página inicial. Sua ocorrência também virá para esse site!

Confira mais detalhes do projeto AQUI.

A plataforma é aberta ao público, qualquer pessoa pode fazer uma publicação. Além disso, as ações não precisam ter relação direta com a Universidade La Salle. Portanto se você vir algo legal acontecendo na escola do seu bairro, em uma ONG ou qualquer outro lugar, vale postar!

Plataforma é uma parceria com Universidade de Buenos Aires

A plataforma @Melhoramosjuntos em Canoas é uma iniciativa da Universidade La Salle em parceria com a Universidade de Buenos Aires, Argentina. No país vizinho, a plataforma surgiu com objetivo de se tornar um canal onde os moradores podem registrar reclamações sobre problemas da cidade. Já no Brasil, a ideia é reconhecer bons exemplos ligados à “educação” e “cultura e lazer”. “A proposta original visa reportar problemas e incidentes, algo para o qual possuímos diversos canais e aplicativos disponíveis. Por isso, propomos uma releitura nesta proposta, considerando nosso contexto social e tecnológico, bem como esse momento tão complexo em nosso país, onde é mais fácil termos acesso a problemas e a fatos negativos do que descobrirmos ações positivas em nossas cidades”, contextualiza a Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof.ª Dr.ª Patricia Kayser Vargas Mangan.

A parceria entre os dois países faz parte de um projeto maior, denominado Cátedras SCHOLAS, idealizado pelo Papa Francisco com o objetivo de valorizar a universidades e instituições de educação que mantêm programas de compromisso social com suas comunidades. A ideia de implantar o projeto piloto surgiu na reunião do Comité Ejecutivo del Programa Cátedras SCHOLAS, realizada no Vaticano (Itália) nos dias 18 e 19/12/2017. O reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, é o único brasileiro do grupo, formado por cerca de 10 representantes de instituições de todo o mundo. Ele explica que o grupo de Trabalho “Universidades e Movimentos Sociais” aprovou o compartilhamento da plataforma argentina com a instituição de Canoas e com a Universidade Católica do Gongo. “Os resultados preliminares já serão apresentados no congresso no final de junho, no Vaticano”, detalha.

Cátedras SCHOLAS

O Programa Cátedras Scholas foi idealizado pelo Papa Francisco com o objetivo de valorizar a Universidade e instituições de educação que mantêm programas de compromisso social com suas comunidades. Durante a reunião do Comitê Executivo, em dezembro de 2017, foi feita uma avaliação do último Congresso, que ocorreu em Jerusalém. O reitorti também apresentou projetos realizados pela La Salle e que tem relação com as temáticas debatidas: ONU Mulheres – He For She e Refugiados Haitianos.