O projeto Melhoramos Juntos, plataforma de participação cidadã lançada pela Universidade La Salle, foi apresentado nessa sexta-feira (29/06) no Vaticano durante o IV Congreso Internacional das Cátedras Scholas, que tem como tema: “Universidad y Escuela. Hacia el relanzamiento de universidades ‘en salida’”. O reitor da Universidade, único reitor brasileiro no grupo, Prof. Dr. Paulo Fossatti, apresentou os dados preliminares do projeto, lançado em maio. “O Congresso Cátedras Scholas nos proporcionou momento privilegiado para troca de experiências em inovação e responsabilidade social humanitária com inúmeras universidades ao redor do planeta. IES Católicas, judaicas, muçulmanas e governamentais, dentre outras partilharam o bem comum que realizam por um mundo melhor onde todos somos irmãos”, explica. O Melhoramos Juntos tem como objetivo reconhecer boas práticas na cidade de Canoas. Elas precisam estar relacionadas aos temas “Educação” e “Cultura e Lazer”. Conheça mais sobre esse projeto AQUI.

De 27 a 29/06 reitores e professores de universidades de todo o mundo estiveram reunidos em Roma debatendo os impactos que essas instituições geram em suas comunidades. A Universidade La Salle foi representada pelo Reitor, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, e pela coordenadora dos cursos de Relações Internacionais e História e representante da Universidade no Comitê Gaúcho Impulsos do Movimento #ElesPorElas da ONU Mulheres, Prof.ª Dr.ª Tatiana Vargas Maia.

Ontem (28/06) a professora Tatiana Maia fez uma apresentação sobre o projeto do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento #ElesPorElas da ONU Mulheres e seus impactos na Universidade La Salle. "Tivemos a oportunidade de conhecer outras iniciativas desenvolvidas ao redor do mundo do e de estabelecer redes de trocas que serão muito valiosas para o desenvolvimento dos nossos próprios projetos. Ademais, a presença da universidade La Salle em um fórum como esse é importante por questões de representatividade - fomos umas das três IES brasileiras presentes no congresso - e de legitimidade das nossas ações”, detalha Tatiana. Confira o vídeo que foi apresentado no congresso e que detalha essas ações AQUI.

Cátedras SCHOLAS

O Programa Cátedras Scholas foi idealizado pelo Papa Francisco com o objetivo de valorizar a Universidade e instituições de educação que mantêm programas de compromisso social com suas comunidades. No III Congresso Internacional de Cátedras Scholas, realizado em 2017, a Universidade La Salle levou como exemplo de atividade de integração com a comunidade o trabalho do Tecnoscial junto às cooperativas de recicladores de Canoas e região, que acontece há mais de 10 anos. Confira um pouco do projeto AQUI. O objetivo final é reconhecer essas ações e promover parcerias entre atividades semelhantes.