Há apenas 1 ano e meio como universidade – status máximo de organização acadêmica entre instituições de ensino superior – a Universidade La Salle já comemora a colocação de melhor graduação entre universidades privadas de toda a Região Sul do Brasil. A colocação no ranking divulgado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do Ministério da Educação (MEC) no final de 2018 também coloca a Instituição como a terceira melhor graduação entre as universidades privadas do país e no TOP 3 de universidades privadas do Rio Grande do Sul, colocações inéditas na trajetória da instituição.

"Trabalhamos em uma evolução constante, garantindo a qualidade docente e a aplicação de metodologias ativas voltadas para a resolução de problemas e resolução de questões reais que a nossa comunidade demanda” comenta o Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc que chama também atenção para a priorização do desenvolvimento de competências dos estudantes e investimentos em infraestrutura.

Como chegamos aqui?

A busca da qualificação dos processos institucionais e de melhores resultados nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação iniciou em 2013, com a priorização do projeto de se tornar universidade. O então Centro Universitário já comemorava uma trajetória de 40 anos no ensino superior, formando profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Com o projeto de elevar seu status para universidade, o cuidado com o aluno e a formação integral continuaram sendo o foco institucional, mas foi priorizada a organização político-pedagógica com o propósito de cumprir, à risca, as métricas semestrais estabelecidas no controle dos indicadores do MEC.

A partir daí se investiu fortemente em um corpo docente adequado e qualificado, infraestrutura e processos pedagógicos que garantiram a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão/ação comunitária. A atenção para a pós-graduação também foi um dos pilares da busca do status de universidade, com a criação de novos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), assim como o entendimento dos alunos envolvidos no processo ENADE, que cada vez mais estiveram integrados à importância dessa avaliação.

Melhor graduação de universidade privada da região sul

O processo de qualificação iniciado em 2013 culminou com a divulgação, no final de 2018, de um Conceito Médio de Graduação 3,26 e um IGC que pulou em um ano de 3,14 para 3,36. Também integram essa avaliação as notas dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC): foram três cursos com a nota máxima, 11 cursos com a nota 4 e seis cursos com a nota 3. Todos os índices divulgados pelo Ministério da Educação coroaram um trabalho de cinco anos, que atesta o salto de qualidade realizado pela Universidade La Salle.

Quer fazer parte da melhor graduação privada da região sul