A evolução constante é a marca da Universidade La Salle. Prova desse posicionamento é o novo resultado do IGC (Índice Geral de Cursos) e CPC (Conceito Preliminar de Curso), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no final de 2018. O resultado atesta a excelência do curso de Engenharia de Produção com a nota 5, a nota máxima indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Com isso, atinge a marca de melhor curso entre universidades públicas e privadas do Brasil.

Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

De acordo com o Prof. Dr. Charles Rech, coordenador do curso, a avaliação do MEC é o reflexo da integração e do engajamento entre os alunos, instigados por professores que trabalham a teoria aplicada. “Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar os conceitos aprendidos e compartilhados em sala de aula, por meio de inúmeros projetos práticos. Um deles é a Fábrica de Brinquedos: os alunos projetam uma linha de produção com a execução de um produto final, produzido no Fablab. Todos os brinquedos, ao final do projeto, são doados para crianças carentes. Aprendem e já fazem a diferença no meio em que vivem”, destaca.

Engenharia de Produção na Universidade La Salle

Na Universidade La Salle, o acadêmico não tem como meta somente a capacitação técnica, mas uma formação humanista, crítica e reflexiva.  O curso alia conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Focado nas práticas e ferramentas da produção enxuta, o estudante também terá uma formação conectada com as oportunidades do cenário brasileiro atual, que exige cada vez mais engenheiros qualificados.

IGC nota 4 coloca a instituição entre as três melhores do Estado

As ótimas notas também refletiram na classificação da Universidade La Salle entre as três melhores universidades privadas do Estado. O IGC pulou de 3,14 para 3,36 – colocando a Universidade na faixa 4 – e com um resultado contínuo que posiciona a nossa Instituição entre as 10 melhores universidades do Estado, ao lado de federais como a UFRGS, UFCSPA e UFSM.

"Toda a comunidade Lassalista está de parabéns, porque esta é uma conquista de um trabalho coletivo. Um trabalho que tem por foco a qualidade docente, as nossas novas metodologias, principalmente as metodologias ativas, voltadas para a resolução de problemas e resolução de questões reais que a nossa comunidade demanda. E também o ensino voltado ao desenvolvimento de competências dos nossos estudantes. Toda essa pedagogia Lassalista nos garante esse excelente resultado que vem mais uma vez coroar a nossa instituição com um IGC na faixa 4", comentou o Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc.